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O Povo

Transporte em prol do meio ambiente

Publicado em 05 agosto 2006

Agência FAPESP

Soluções pontuais não são mais possíveis nos grandes centros urbanos do mundo. Também não faz parte da solução construir cada vez mais vias destinadas apenas a automóveis. É com base nessas premissas, segundo especialistas de diversos países reunidos em São Paulo, que um sistema de transporte sustentável deve ser pensado.
"Admito que são decisões políticas difíceis. Mas cada vez mais temos que restringir o uso do carro", afirmou o economista Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá (1998-2000), na Colômbia, no Congresso do Ar Limpo para as Cidades da América Latina, que terminou na última quinta-feira, 27, em São Paulo.
O economista é reconhecido por ter iniciado uma grande revolução em termos de mobilidade na cidade. Um dos projetos mais conhecidos é o Transmilenio, inspirado no sistema de ônibus existente em Curitiba. Ao defender o uso do ônibus, do metrô, da bicicleta e até dos próprios pés, Peñalosa apontou que faz isso também com base nas experiências das cidades mais ricas do mundo. "O transporte coletivo é usado em locais como Nova York ou Zurique não porque todos amam o meio ambiente, mas por ser difícil usar automóvel", disse Peñalosa. O mesmo vale para as bicicletas, usadas por quase 40% da população em países como a Holanda.
Outra experiência bem-sucedida apresentada e discutida durante o congresso veio da Cidade do México. Na cidade, que tem um metrô quase cinco vezes mais extenso do que o paulistano, há pouco mais de um ano foi criado um grande corredor de ônibus, nomeado de Metrobús, que atravessa os 20 quilômetros da avenida Insurgentes, eixo viário que corta de norte a sul a capital do país, em 58 minutos.
Apesar de utilizarem o diesel, combustível altamente poluente, os projetos colombiano e mexicano geram benefícios ambientais devido à tecnologia empregada nos veículos, que faz uma queima mais eficiente do combustível, emitindo menos poluentes. No caso do México, por exemplo, a emissão é 50% menor do que no motor a diesel convencional.