Notícia

Jornal Vale do Aço online

Transmissão em super alta velocidade

Publicado em 11 junho 2010

BOM JESUS DO GALHO - O bonjesuense Eunézio Antônio de Souza, o Thoroh, da Universidade Mackenzie, de Campinas, é um dos coordenadores do Projeto 2014K, que deverá criar uma rede de super alta velocidade para a transmissão dos jogos de futebol da Copa de 2014 para salas de cinema nos cinco continentes em ultra definição. A iniciativa partiu da Universidade Mackenzie e do CPqD de Campinas, explica o coordenador, que trabalhão em parceria com Jane de Almeida, Alberto Paradisi CPqD , e com uma equipe de quatro pesquisadores de outras universidade no país, como da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF , da Universidade de Keio no Japão, entre outras. O Brasil foi o primeiro país a realizar uma captação de imagens de futebol na definição 4K 3D oito milhões de pixels por frame em três dimensões , informa Thoroh.

A filmagem do primeiro jogo na tecnologia 4K em 3D foi realizada no Gre-Nal no último dia 2 de maio, na cidade de Porto Alegre, no estádio Olímpico do Grêmio. Uma equipe de oito pessoas foi deslocada até o estádio para a realização desse feito inédito na história. Entre os membros da equipe estava um dos mais renomados especialistas em 3D do mundo, Keith Collea, que trabalhou na produção dos efeitos 3D de filmes como Iron Man 2, e que veio ao Brasil especialmente gravar um jogo de futebol.

Segundo entrevista realizada para o Making Of da filmagem, Collea afirmou que a filmagem como um todo foi um milagre , devido a complexidade na montagem e ajuste das lentes que, por incrível que pareça, ainda depende do olho do especialista. Além de Keith, veio ao Brasil o cineasta gaúcho radicado em Nova Iorque Renato Falcão, que comandou as filmagens ao lado de Jane de Almeida. Também foram necessários para operação da câmera estereógrafos especializados em câmeras Red com lentes e Rig 3D, como Fabio Pestana e Dimitre Lucho, além de produtores e organizadores da filmagem como do pesquisador Cícero Inácio da Silva e Rafael Dutra, da Start produções, além de Thoroh.

Currículo

Eunézio Antônio de Souza é natural de Bom Jesus do Galho, cidade que ele referencia com o verso de Guimarães Rosa ... só quase lugar, mas tão de repente bonita... . Em 1986, bacharelou-se em Física pela USP/São Carlos e em 1991 obteve seu doutoramento em Física pela Unicamp. Em seu trabalho de tese, implantou as primeiras experiências com fibras dopadas com Érbio no Brasil e caracterizou as primeiras fibras brasileiras fabricadas pelo CPqD. Entre 1992 e 1995, trabalhou no Bell Laboratories, Holmdel, NJ-USA, no Departamento de Pesquisas Fotônicas Avançadas. É professor adjunto licenciado do Instituto de Física da Universidade de Brasília UnB e, desde 2003, professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena o Laboratório de Fotônica. Ele é ainda coordenador da camada física das redes ópticas do KyaTera, Plataforma Ótica de Pesquisa para o Desenvolvimento da Internet Avançada, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Fapesp. Seu interesse científico inclui física de lasers e amplificadores, sistemas de comunicações ópticas e compreensão do processo visual.

Iniciou seus estudos de canto com o professor Amin Feres, em Ouro Preto. Estudou também com os professores Niza de Castro Tank e o Jerome Hines nos Estados Unidos. Realizou intenso trabalho como professor de técnica vocal em cursos da Funarte e foi fundador dos corais Cidade de Inhapim, Lápis Johann Faber e USP São Carlos. Foi agraciado no Rio de Janeiro com o prêmio Melhor Intérprete de Heckel Tavares.