Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Transmissão da covid-19 entra em queda em Ribeirão Preto

Publicado em 16 dezembro 2020

Após um mês em alta, a Rt da covid-19 na região de Ribeirão Preto apresenta trajetória de queda acentuada

Após um mês em alta, a taxa de retransmissão (Rt) da covid-19 na região de Ribeirão Preto apresenta trajetória de queda acentuada. Nesta quarta-feira (16), está em 1,45 - chegou alcançar o pico de 1,96.

A Rt em 1,45 significa que 100 pacientes com o novo coronavírus vão infectar outras 145 pessoas. Para a doença ser controlada, a taxa precisa ser inferior a 1.

A boa notícia é que, de acordo com a projeção, no dia 23 de dezembro, a Rt da região de Ribeirão Preto vai estar em 1,11 e deve se aproximar de 1 ainda em 2020.

Com a queda da taxa, a região de Ribeirão Preto também perdeu a liderança no ranking de transmissão da covid-19. Quem tem a maior Rt no momento é a região de Piracicaba, com 1,67 (veja mais no quadro abaixo).

O levantamento da Rt de 22 regiões do Estado de São Paulo é realizado por pesquisadores da USP, Unesp e Fapesp e disponibilizado on-line (veja mais aqui). A divisão por região é a mesma usada no Plano São Paulo.

¹ Valores de Rt que estão acima de 1.0 representam um aumento na disseminação do vírus, enquanto valores que estão abaixo representam uma redução.