Notícia

Invest News online

Transações online do setor público crescem 25%

Publicado em 04 maio 2005

O setor público brasileiro movimentou em março R$ 84,3 milhões em compras públicas realizadas via Internet, crescimento de 25% em relação a fevereiro. As compras pela Internet representaram 1,8% do valor total comprado em bens e serviços pelos governos federal, estadual e municipal em março. Os dados são do projeto e-Licitações, índice mensal desenvolvido por Florencia Ferrer Pesquisa & Consultoria em parceria com o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Governo Eletrônico (Ned-Gov/FUNDAP-FAPESP) e divulgado em conjunto com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
Em 2004, o índice e-Licitações apurou que o valor comprado via Internet pelo setor público foi de R$ 1,3 bilhão, o que representa 1,2% do montante total de produtos e serviços adquiridos no ano.
Em nota, o diretor de operações da Consultoria, Cristian Lima, afirmou que apesar de no início de ano os dados estarem no mesmo patamar de 2004, há uma grande expectativa pelo aumento do volume das transações on-line. Os motivos são a previsão de aumento de 150% no site de licitações do Banco do Brasil, uma maior utilização do pregão eletrônico no Comprasnet do governo federal e o lançamento efetivo no Estado de São Paulo do Pregão Eletrônico.