Notícia

Quenotícias

Traçando o futuro (16 notícias)

Publicado em 18 de abril de 2023

Os melhores e mais rápidos resultados vêm de uma infraestrutura precedente que evita erros, elimina excessos, seleciona ferramentas e qualifica pessoas. No caso da bioeconomia, duas providências recentes contribuem para acelerar a complementação da estrutura necessária.

A primeira está relacionada ao estudo do clima, base para um bom futuro: o novo módulo científico para a coleta de dados ambientais na Antártica, o Criosfera 2, instalado em janeiro, ajuda a melhorar os modelos de previsão e cenários de mudanças do clima. Segundo o pesquisador Jefferson Simões, ele se integra a uma rede de dados ambientais entre a Amazônia e a Antártica, investigando as origens e a intensificação de eventos extremos de precipitação, ondas de calor e frio e estiagens.

Outra providência elementar pode nem parecer, por conta do nome técnico – Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos –, mas é ouro puro: vai multiplicar a oferta desses produtos, com mercado potencial de US$ 300 bilhões e papel estratégico na segurança nacional.

“Quem produz vacinas atende primeiro seus interesses nacionais e de seus amigos; depois outros compradores”, segundo Marco Antônio Zago, da Fapesp. Sendo a bioeconomia o caminho brasileiro para o desenvolvimento, o controle do clima e a fabricação de produtos de alto valor fazem excelente combinação.