Durante a segunda fase do XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp e I Fórum Internacional de Iniciação Científica da Unesp, realizado no período de 10 a 12 de novembro, no Hotel Estância Barra Bonita, em Barra Bonita, SP, quatro trabalhos da Unesp de jaboticabal foram premiados, sendo três na área de agrárias e um na área de humanas.
Na área de agrárias destacaram-se no Congresso:
A graduanda em Medicina Veterinária, Mayara de Cássia Luzzi, com o trabalho intitulado "Correlação da expressão de ANXA1 com a COX-2 em neoplasia mamária de cadelas", tendo como orientador o Prof. Dr. Andrigo Barboza de Nardi, docente do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Unesp de Jaboticabal. A pesquisa do trabalho sugere a Anexina A1 (ANXA1) como biomarcador e avalia sua correlação com a expressão da Ciclooxigenase - 2 (COX-2) em neoplasias mamárias de cadelas; o trabalho é pioneiro na área de Medicina Veterinária e conseguiu demonstrar que tumores de cadela se comportam semelhantemente a tumores de mama humanos em relação a esta proteína.
Frederico Luiz Siansi, graduando em Engenharia Agronômica, apresentou o trabalho "Predição da variabilidade espacial da resistência do solo a penetração por meio da geoestatística e modelagem fuzzy", orientado pelo Prof. Dr. José Marques Júnior, docente do Departamento de Solos e Adubos da Unesp de Jaboticabal. O objetivo do trabalho foi investigar a relação de causa e efeito existente entre o potencial natural do solo à compactação e mineralogia do solo, utilizando modelagem matemática. Os conhecimentos gerados neste trabalho poderão auxiliar nas avaliações da compactação do solo de maneira rápida e precisa. Estes resultados estão de acordo com as diretrizes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Guilherme Nacata, também estudante de Engenharia Agronômica, apresentou o trabalho intitulado "Emergência e poliembrionia na mangueira Taquari", sob orientação da Profa. Dra. Renata Aparecida de Andrade, do Departamento de Produção Vegetal da Unesp de Jaboticaba. A mangueira denominada "Taquari", objeto do estudo, surgiu em um pomar comercial, resultado de mutação natural. Apresenta frutos de alta qualidade e com características desejáveis pelo consumidor, o que pode, a futuro, após mais pesquisas que vêm sendo realizadas, fazer com que se torne uma nova variedade. Este trabalho objetivou avaliar a emergência e a poliembrionia, na presença e ausência do tegumento na semente.
Na área de humanas destacou-se o trabalho intitulado "Processos de Gestão e Minorias: um estudo sobre políticas organizacionais de promoção do respeito à diversidade sexual" do graduando em administração Rafael Paulino Juliani, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Leivar Brancaleoni, docente do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticaba. O trabalho objetiva entender, através da percepção de trabalhadores, gestores e representantes de movimentos LGBT, como é tratada a questão da diversidade sexual em empresas de médio porte do interior paulista. A importância se baseia na lacuna teórica percebida quanto ao tema e na necessidade de se pensar políticas de inclusão e respeito à diversidade sexual, visando o acesso de pessoas LGBT ao mercado de trabalho, bem como sua mobilidade e permanência no ambiente organizacional.
Sobre o Congresso
O evento celebra os 25 anos da atividade na Universidade e não somente intensificou as discussões acadêmicas, mas também inseriu uma nova dimensão internacional e intercultural à formação de seus estudantes, dentro de uma perspectiva do processo de internacionalização da Universidade e universalização da formação de recursos humanos. Nesse sentido, foi realizado, concomitante ao Congresso, o I Fórum de Internacionalização da Iniciação Científica.
O Congresso de Iniciação Científica da Unesp se configura no maior evento que alicerça atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos de Graduação da Universidade. Participam do evento alunos da Unesp, bolsistas do Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq), da Fapesp, aqueles que desenvolvem pesquisa com bolsas institucionais, contrapartida ao Programa PIBIC/ PIBITI do CNPq, e alunos sem bolsa.Mariana Trevisoli
Unesp de Jaboticabal