Notícia

Kleber Patricio Online

Trabalhos acadêmicos serão discutidos na Fundação Ema Klabin (1 notícias)

Publicado em 26 de março de 2015

Além de ser um polo cultural, com shows musicais, exposições, cursos e palestras, a Fundação Ema Klabin abre agora suas portas para as universidades. Pelo programa Plataforma de Pesquisa, pesquisadores poderão discutir suas  teses  voltadas ao  universo museológico da fundação.

A primeira convidada é a historiadora de arte Luciara Ribeiro, que apresentará a monografia Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. A tese foi defendida na conclusão do curso de História da Arte pela Unifesp.

A pesquisa transita entre a antropologia e a história da arte. Numa primeira parte, busca contextualizar Ema Klabin no colecionismo privado em São Paulo. Na segunda parte, apresenta a relação entre o Modernismo nas artes e o pensamento primitivista evidente nas compras de Ema Klabin.  O evento terá a participação especial da historiadora social Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua.

Sobre as pesquisadoras

Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca, onde também foi curadora da exposição Atmosfera Impressa – grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños. Foi bolsista da Fapesp no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Trabalha como arte-educadora.

Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua é historiadora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.  É pesquisadora de Arte africana e História da África, membro da A CASA -  Arts Council of the African Studies Association e atualmente é doutoranda em História Social também pela Universidade de São Paulo. Em 2011 publicou o livro Homens de Ferro - Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda / Fapesp).

Serviço

Plataforma de Pesquisa:  Arte das Áfricas na coleção da Fundação Ema Klabin

Palestrante: Luciara Ribeiro

Data: 28 março

Horário: 10h às 12 h

Vagas: 30 vagas

Entrada franca

Inscrições pelo e-mail:  cursos@emaklabin.org.br, ou pelos telefones (11) 3062-5245 ou  3897-3232

Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/.

Postado por Kleber Patricio às 09:17