Notícia

Agência SP

Trabalho para mulheres: iniciativas do Governo aumentam presença feminina no mercado de trabalho (112 notícias)

Publicado em 11 de março de 2025

Ciclo Vivo SB Notícias (Santa Bárbara d'Oeste, SP) Notícias de Franca Nova Aliança O Ubatubense (SP) Jornal Cidadã TIM News Grupo News Paraná Notícias das Praias Jornal de Itatiba online LN21 São Carlos Agora Blog do Rhaldney Santos Jornal Fluminense Jornal Z Norte online Suzano TV Guia Limeira Portal News FocoNews Guia Região dos Lagos Gizmodo Tudo Gostoso Jornal Floripa Boqnews ABC do ABC Acontece Botucatu Bioeconomia Tratamento de Água Diário do Estado (Goiás, GO) online A Voz do MS News Informa ABC Xodó News Batatais 24h Portal São Caetano do Sul Net (SP) São Carlos no Toque Conexão Planeta Rota 55 (SP) Jornal Ver a Cidade online Tamoios News Jornal da Orla online Xodó News Itaim News Jornal da Orla Gazeta de S. Paulo online Portal do Zacarias A Voz do MS News Guia Limeira Diário do Estado (Goiás, GO) online Suzano TV Portal Mariliense Jornal Cidadã Região Noroeste Notícias de Franca Diário do Litoral (Santos, SP) online ABC do ABC Diário do Litoral (Santos, SP) online Gazeta do Santa Cândida online Itatiba Hoje Novo Dia Notícias online Fórum online Mais Top News Tudo Gostoso Rota Verde Portal Comunica AM! SECTI (SP) - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação TV Foco Portal Mariliense Guia Limeira Jornal Fluminense Região Noroeste Folha de Iperó Jornal Cidadã Suzano TV Notícias de Franca Blog do Fábio Lemos Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Jornal Cotia Agora Jornal da Manhã - Marília jornaldacidade.digital O Bom da Cidade www.gizmodo.com.br

O Estado de São Paulo tem se destacado com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. O Governo do Estado possui políticas públicas, incentivos e programas de capacitação para garantir mais vagas de trabalho para mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino e apoiar pesquisadoras na ciência e tecnologia.

As ações ajudam mulheres que buscam oportunidades de trabalho, querem abrir um negócio ou desejam se qualificar para conquistar melhores condições no mercado. Confira as principais iniciativas do Governo de São Paulo para ampliar a inserção feminina no mercado de trabalho.

Contratação de mulheres no mercado de trabalho aumenta

São Paulo é líder na ocupação feminina no Brasil. Entre 2014 e 2024, o estado registrou um crescimento de 17% na empregabilidade feminina. Com isso, o grupo de mulheres ocupadas em São Paulo aumentou o equivalente a 1,6 milhão de pessoas. No 4º trimestre de 2024, 11,2 milhões de mulheres estavam ocupadas, representando 45% do total de trabalhadores no estado.

Queda no desemprego feminino

Além do aumento das vagas de trabalho para mulheres, a taxa de desemprego neste grupo caiu para 7,1%, o menor índice em 12 anos. Outro avanço foi a redução da informalidade, garantindo mais estabilidade para quem busca empregos formais. Os dados são da Fundação Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Crédito Facilitado para Mulheres Empreendedoras

O Governo de São Paulo apoia cada vez mais negócios liderados por mulheres. Como resultado, o empreendedorismo feminino tem crescido em São Paulo. Já são 2,5 milhões de mulheres empreendedoras paulistas, representando 36% dos donos de negócios no estado. O levantamento é do Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE. 

Nesse contexto, o Governo de São Paulo oferece linhas de crédito acessíveis para mulheres empreendedoras por meio do Banco do Povo e da Desenvolve SP. Nos dois primeiros anos da gestão, 2023 e 2024, o Governo liberou R$ 331,6 milhões em crédito para negócios femininos, ajudando mulheres a abrirem ou expandirem suas empresas.

Após décadas trabalhando como empregada doméstica, Tereza de Jesus, moradora de Embu das Artes, decidiu empreender aos 71 anos. Com o financiamento do Banco do Povo, conseguiu realizar seu sonho e abrir sua própria loja boutique. “O Banco do Povo me ajudou demais. Sem esse crédito, eu não teria conseguido. Como eu, que era doméstica, poderia montar uma loja bonita? Não teria possibilidade”, afirma Tereza.

O apoio do Governo de São Paulo garantiu que sua transição do trabalho doméstico para o empreendedorismo na moda fosse bem-sucedida.

Conheça as principais linhas de crédito para mulheres

  • Desenvolve Mulher – Oferece taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento especiais para mulheres empreendedoras de micro, pequenas e médias empresas. A Desenvolve SP, agência de fomento paulista, oferece a linha Desenvolve Mulher. Confira as opções de crédito clicando aqui.
  • Empreenda Mulher (Banco do Povo) – Microcrédito para pequenas empreendedoras formais e informais. Para ter acesso à linha de crédito Empreenda Mulher, é preciso apresentar um certificado de conclusão de um dos cursos gratuitos de qualificação empreendedora que o Governo de São Paulo oferece. Há duas opções: o Qualifica SP e o Empreenda Rápido. Depois disso, a mulher empreendedora pode procurar uma unidade do Banco do Povo. Veja aqui a relação.

Case de sucesso

A linha de crédito Desenvolve Mulher, da Desenvolve SP, ajudou Luzia Duarte a empreender no ramo gastronômico. Com o financiamento do Governo, ela conseguiu deixar a carreira de TI depois de 25 anos para começar a dar aulas de culinária no Chef das Gulas Escola de Gastronomia. Conheça sua história:

Cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres

Por meio de cursos de qualificação profissional, mais de 100 mil mulheres participaram ou participam de capacitações e ampliaram oportunidades de trabalho. Confira as principais iniciativas de qualificação:

  • Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo – Cursos de gastronomia, moda, beleza, administração, informática e mais.
  • Qualifica SP – Programas gratuitos voltados ao primeiro emprego, recolocação profissional e empreendedorismo.
  • Carretas do Empreendedorismo – Capacitação móvel em gestão de negócios e finanças.

Áreas com mais procura

Os cursos mais buscados por mulheres para o mercado de trabalho são nas áreas de Beleza, Moda, Gastronomia, Administração e Tecnologia. Além disso, há grande demanda por qualificações em marketing digital e redes sociais, ampliando as chances de autonomia financeira para as participantes dos cursos.

Como se inscrever nos cursos gratuitos?

As mulheres podem se inscrever nas iniciativas de qualificação profissional pelo site do Fundo Social de São Paulo ou pelo Qualifica SP.

Aos 53 anos, Dione Pereira da Silva teve sua vida transformada pela qualificação profissional. Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), perdeu parte de sua mobilidade e, consequentemente, a capacidade de trabalhar. Durante anos, passou os dias dentro de casa, sem perspectiva de futuro, até descobrir o programa de qualificação do Fundo Social de São Paulo.

“Eu nem sabia que tinha uma escola de qualificação perto da minha casa. Minha nora me falou para me inscrever, e no início fiquei insegura. Mas resolvi tentar”, lembra Dione.

Depois de Confeitaria Básica, ela passou por formações em panificação, pizzaiolo, salgadeiro e auxiliar de cozinha, e hoje sua principal fonte de renda vem das encomendas que recebe. “A renda que eu tenho hoje é das coisas que aprendi no curso: bolos, pães, salgados e doces. E ajuda bem em casa”, conta Dione.

Além da independência financeira, a qualificação teve impacto direto na sua recuperação física e emocional: “Depois do AVC, eu não conseguia nem me sentar direito na cama. Hoje, além de trabalhar, voltei a sonhar com um futuro melhor”, afirma.

Mulheres nas áreas de ciência e tecnologia

As mulheres têm sido as que mais acessam bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com isso, a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia aumenta. Em 2024, 56% das bolsas de mestrado e 53% das bolsas de doutorado da Fapesp foram concedidas a mulheres.

Principais áreas da Ciência ocupadas por mulheres

  • Ciências Sociais Aplicadas – 74% das bolsas de mestrado
  • Ciências Agrárias e Interdisciplinares – 72% das bolsas de mestrado
  • Ciências da Saúde – participação feminina com 74,5% das bolsas de doutorado.

O apoio financeiro da Fapesp garante que pesquisadoras possam se dedicar integralmente a suas pesquisas, sem precisar recorrer a outras fontes de renda. Uma dessas mulheres é Daphine Ramiro Herrera, pós-doutoranda na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que lidera um estudo sobre a presença de microplásticos em camarões no litoral de São Paulo. Sua pesquisa analisa os impactos ambientais e os riscos para a saúde humana causados pela ingestão desses poluentes.

“O financiamento das agências de fomento é essencial para que a gente possa se dedicar integralmente à pesquisa. Sem esse apoio, eu precisaria ter outra fonte de renda, o que comprometeria o tempo e a qualidade do projeto”, explica Daphine.

Parte de sua pesquisa está sendo desenvolvida na Escócia, em parceria com cientistas internacionais, para identificar os diferentes tipos de microplásticos encontrados nas amostras coletadas no Brasil. “Quanto mais mulheres avançam na ciência, mais abrimos espaços para que outras também sigam esse caminho”, destaca a pesquisadora.

A participação das mulheres no mercado de trabalho cresce em São Paulo, impulsionada por iniciativas do Governo que promovem empregabilidade, empreendedorismo e educação. Acompanhe a Agência SP para saber mais sobre os programas disponíveis.

Agência SP