Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Trabalho e diversidade a partir do coronavírus será o tema do próximo webinário da ABC

Publicado em 17 abril 2020

A Academia Brasileira de Ciências convida a todos para o próximo webinário da ABC,

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, ED. 3 | TRABALHO E DIVERSIDADE,

na 3ª feira, 21/4, das 16h às 18h.

Conheça as webinaristas e seus temas:

A socióloga Nadya Araujo Guimarães vai tratar da necessidade imposta pelo confinamento de promover uma nova divisão do trabalho, realizado agora – todo ele – no âmbito da casa, internalizado na família. Mas será mesmo que tal redivisão tem lugar, numa sociedade onde os estudos de uso do tempo mostram a notável desproporção entre participação de homens e mulheres nas atividades relativas a cuidados? E a situação da maioria das mulheres, cuja natureza do trabalho não permite home office e que muitas vezes vive em condições precárias, com famílias grandes em espaços reduzidos?

…………………………………….

Ela é professora titular da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e desenvolve pesquisas em sociologia econômica e do trabalho, inclusive em desigualdades de gênero e raça no mercado e locais de trabalho.

A jornalista Sabine Righetti vai refletir sobre o fato de que até o final de março, pesquisadores do mundo todo tinham publicado um estudo novo a cada três horas sobre o novo coronavírus e a Covid-19, ambos relatados no final de dezembro. São trabalhos em todas as áreas, revisados em ritmo acelerado, divulgados com espaço na imprensa e com impacto importante na vida das pessoas. Ela vai relatar essa experiência a partir da ótica de uma jornalista que atua há 20 anos na ponte entre ciência e sociedade, e que viu uma transformação na área em poucos meses com o novo vírus.

…………………………………….

Ela é pesquisadora doutora no Labjor/Unicamp, na área de jornalismo de ciência, percepção social da ciência e avaliação de ciência e coordenadora da Agência Bori (Fapesp/Serrapilheira).

A diretora da ABC Marcia Barbosa vai abordar a desproporção com que as mulheres estão representadas nas posições de liderança no mundo do trabalho. Situações críticas como epidemias potencializam este problema, dado que mulheres acumulam responsabilidades das atividades domésticas e de cuidado, além das profissionais, tem uma redução da produtividade e são excluídas dos processos de progressão na carreira. Ela vai discutir como construir uma sociedade pós-corona com mais equidade e como isso pode significar uma sociedade mais eficiente.

…………………………………….

Ela é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha com física da matéria condensada. Em 2013 ganhou o prêmio L’Oréal-Unesco de Mulheres nas Ciências e o prêmio Claudia em Ciência. Em paralelo, atua em questões de gênero, pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society.

Presidente da Academia Brasileira de Ciências, secretário geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro da National Academy of Sciences (NAS/EUA). Professor titular da UFRJ, desenvolve pesquisas em óptica quântica e informação quântica.

Faça sua inscrição gratuita e assista ao nosso webinário clicando em http://transmissao.abc.org.br .

Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.03 | Trabalho e Diversidade

Data: 3ª feira, 21/04/2020