Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Trabalho de veterinária é melhor internacional

Publicado em 19 outubro 2014

Menos de três meses após ter um de seus estudos apresentados no Congresso de Parasitologia e Medicina Tropical na Suíça, o Programa de Mestrado em Ciência Animal da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP), comemora novo feito internacional: a apresentação de estudo no Encontro Europeu de Anestesiologia Veterinária, na Áustria. Trabalho qualificado como o melhor na categoria pôster. Para a coordenadora do mestrado, Dra. Renata Navarro Cassu, a nova realização reafirma a importância do programa, que tem conseguido desenvolver trabalhos competitivos, valorizando a produção da comunidade científica vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Nesta semana, relatório produzido para o pró-reitor da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, apresenta informações sobre o evento científico realizado em Viena, na última semana de setembro. O pôster apresentado pela Dra. Renata continha informações sobre a primeira parte da pesquisa, inserida no projeto de mestrado da professora Virginia Inês Moreira Marques, sobre laser acupuntura para o tratamento da dor pós-operatória de gatas submetidas a ovariohisterectomia.

Na pesquisa conduzida por Virginia, com orientação de Renata, estão envolvidos dois alunos da graduação em Medicina Veterinária da Unoeste que fazem iniciação científica: Rafaela Ceola Pereira Tavares e Felipe Franco Nascimento, na condição de bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "A participação no evento favoreceu a divulgação do trabalho desenvolvido na Unoeste. Também possibilitou a inserção da instituição entre renomados grupos de pesquisas de países de diferentes continentes", diz a coordenadora e orientadora.