São Paulo – Augusto Matheus dos Santos Alonso, pós-doutorando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ficou em primeiro lugar na categoria “Tese de Doutorado” do Prêmio Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep) de 2022.
A tese de Alonso, intitulada “Multi-Purpose Coordinated Control of Distributed Energy Resources in Transactive AC Microgrids”, foi desenvolvida com apoio da FAPESP na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Sorocaba, sob a orientação do professor Fernando Pinhabel Marafão.
O trabalho teve como objetivo principal estudar e desenvolver técnicas de controle e gerenciamento de conversores eletrônicos de potência. Esses equipamentos permitem que fontes renováveis e sistemas de armazenamento de energia possam ser conectados às redes elétricas.
“Os estudos possibilitaram que fossem propostas novas formas de operar esses equipamentos, a fim de aumentar a capacidade das redes de suportar a interconexão de fontes não poluentes de energia. Além disso, foram propostas algumas estratégias operacionais para a melhoria da qualidade da energia, de forma a compensar distúrbios elétricos e aumentar a eficiência energética”, conta Alonso à Agência FAPESP.
O pesquisador destaca que seu doutorado é vinculado ao Projeto Temático “ Pesquisas interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica”. “A FAPESP foi fundamental para o desenvolvimento dos meus estudos de doutorado. Além do aporte financeiro da bolsa, muitos outros recursos foram disponibilizados para a compra de equipamentos usados em estudos experimentais, a participação em congressos nacionais e internacionais, além do suporte à publicação de artigos científicos”, enfatiza.
Atualmente, Alonso está conduzindo uma pesquisa sobre estabilidade e controle de sistemas de energia com Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.
A Sobraep é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da eletrônica de potência, em vinculação com os interesses da sociedade brasileira. A divulgação dos premiados da última edição foi publicada no site da entidade.
Fonte: Agência Fapesp |