Notícia

UFABC

Trabalho de aluna da UFABC é o melhor do V Congresso Brasileiro de Carbono

Publicado em 11 maio 2011

A aluna de doutorado da UFABC Mônica Assumpção recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro de Carbono. Realizado com o apoio da Associação Brasileira de Carbono (ABCarb) e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o evento reuniu entre os dias 25 e 29 de abril de 2011, no Rio de Janeiro, algumas das melhores pesquisas produzidas na área. Intitulado "A comparative study of three carbon black pigments for H2O2 electrogeneration", o trabalho é derivado de outra pesquisa anteriormente publicada na revista internacional "Carbon".

O estudo premiado foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Química da USP São Carlos, bem como com outros colaboradores da própria UFABC, e compara três tipos de pigmentos de carbono para a eletrogeração de peróxido de hidrogênio, substância comumente empregada em processos oxidativos avançados para o tratamento de águas contaminadas com poluentes orgânicos como benzeno e furanos.

Aluna do 3º ano do doutorado direto (Ciência e Tecnologia /Química) com Bolsa Fapesp e orientada pelo professor Mauro Coelho dos Santos, Mônica pretende nos próximos anos continuar testando materiais nanoestruturados suportados em carbono para aumentar a produção de peróxido de hidrogênio para a posterior degradação de poluentes orgânicos com os quais trabalha.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4942:trabalho-de-aluna-da-ufabc-e-o-melhor-do-v-congresso-brasileiro-de-carbono&catid=731:noticias&Itemid=183