Notícia

Portal Splish Splash (Portugal)

Trabalho da Unesp Rosana premiado em fórum internacional

Publicado em 03 julho 2018

O artigo científico "O museu no espaço rural: percursos para constituição do futuro Museu do Assentado no município de Rosana/SP" de autoria de Leonardo Giovane Moreira Gonçalves e Rosangela Custodio Cortez Thomaz conquistou o 1º lugar na categoria Artigos Científicos no 12º Fórum Internacional de Turismo ocorrido entre os dias 20 e 22 de junho de 2018.

O Fórum é um encontro acadêmico importante na área do Turismo e integra a lista de eventos complementares do 13º Festival das Cataratas. De acordo com a organização, o Fórum é um dos “principais eventos do turismo científico das Américas”.

O trabalho vencedor tem como intuito inventariar o patrimônio material e imaterial por meio da memória dos entrevistados dos quatro assentamentos do município de Rosana: Gleba XV de Novembro, Nova Pontal, Porto Maria e Bonanza.

O artigo inscrito no 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu retratou as bases teóricas para criação do museu, entendimentos sobre o patrimônio e os percursos para criação desse espaço de salvaguarda, educação cultural, significação, recriação e desmistificação. O projeto tem apoio da Fapesp na linha que contempla bolsas de Iniciação Científica.

“A premiação ressignifica todos nossos esforços que desde 2014 vem acontecendo em campo e dentro do laboratório de pesquisa para findar o Museu do Assentado”, afirma Leonardo. “Ter um trabalho premiado em um evento de renome no turismo significa que a Unesp é uma instituição forte, que faz pesquisa de qualidade e possui o comprometimento com a comunidade local”.

Ao todo foram submetidos 309 trabalhos das mais distintas universidades, sendo 26 de alunos do Campus Experimental de Rosana. Além do primeiro colocado com o aluno Leonardo Giovane Gonçalves e orientação de Rosangela Thomaz, a Unesp de Rosana também teve um trabalho classificado entre os 10 melhores resumos científicos: "Comparação dos termos e classificação dos meios de hospedagem no Brasil, Espanha e Argentina", de autoria da aluna Júlia Moreira de Deus sob orientação da professora Ivanir Azevedo Delvizio.