Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Tópicos avançados em genética molecular humana: curso tem inscrições abertas

Publicado em 04 outubro 2010

Por Luiz Sugimoto

Médicos e estudantes de pós-graduação em genética e ciências biomédicas têm até 20 de novembro para se candidatarem ao curso "Tópicos avançados em genética molecular humana", oferecido no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) - modalidade de apoio lançada pela Fapesp para promover o debate de temas científicos avançados, por meio da interação de especialistas locais e internacionais com pós-graduandos de outras regiões e países. O curso está marcado para a semana de 28 de fevereiro a 4 de março de 2011, na Unicamp (em auditório a ser definido).

O objetivo principal é atualizar os participantes sobre pesquisas recentes em doenças genéticas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como a genômica, estudos do câncer, hemoglobinopatias e neurociências, entre outros. Além disso, o curso vai abordar o desenvolvimento e aplicação de novas ferramentas aplicadas na biologia molecular, estimulando a expansão de projetos colaborativos de pesquisa entre cientistas brasileiros e estrangeiros.

O curso tem a coordenação geral de Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp e professor de hematologia e hemoterapia, e a coordenação científica da professora Edi Lúcia Sartorato, diretora adjunta do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Os professores convidados para ministrar o curso são cientistas que representam o estado da arte na área de genética médica e com publicações em revistas internacionais de impacto.

A expectativa é de que o ambiente de colaboração científica no evento contribua para abrir novas perspectivas na pesquisa clínica, em benefício dos pacientes afetados por doençãs genéticas, bem como na oferta de novas ferramentas no campo da biologia molecular.

60 vagas - Ao todo, são 60 vagas para o curso "Tópicos avançados em genética molecular humana", a metade delas (30) reservada para candidatos do exterior. A outra metade será distribuída entre candidatos da área metropolitana de São Paulo (15) e de outros estados brasileiros (15). A organização cobrirá custos com passagens, hospedagem em apartamentos duplos e refeições - à exceção dos estudantes com bolsa da Fapesp, que devem utilizar seus bilhetes da reserva técnica. Mais informações sobre a inscrição no site da ESPCA ou pelo e-mail spschool@cbmeg.unicamp.br