Notícia

Página 9

TI para agronegócio

Publicado em 04 setembro 2009

A Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Campinas (SP), lançará no dia 17 de setembro o Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio.

O serviço apresentará um panorama sobre o mercado de software agropecuário no país com informações sobre as empresas desenvolvedoras e distribuidoras, principais produtos e suas aplicações, softwares disponíveis para uso no campo e principais demandas do agronegócio brasileiro em tecnologia da informação.

No site estarão relacionados softwares produzidos pelas unidades da Embrapa e por empresas privadas para aplicação no agronegócio, distribuídos por categorias, como bases de dados e sistemas de informação, aplicativos para gerenciamento, gestão administrativa e controle agropecuário e cultivo vegetal e manejo animal, entre outros.

As consultas poderão ser feitas por usuários cadastrados e haverá ferramentas de busca por palavras-chave, canal de dúvidas e sugestões. O site terá ainda estatísticas de mercado e análises econômicas da indústria de software agropecuário.

Os usuários poderão ver um mapa nacional com empresas que atuam no ramo, além dos centros de pesquisa da Embrapa, com informações como site, endereço e meio de contato.

O portal é resultado do projeto "Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio", coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária desde 2008. O objetivo do estudo foi identificar a demanda e a oferta de software para o setor, além da construção de cenários sobre a adoção de tecnologia da informação no campo.

O lançamento oficial do portal ocorrerá durante a Feira de Software para o Agronegócio, no dia 17 de setembro, em Campinas. A exposição tecnológica visa a demonstrar softwares desenvolvidos pela Embrapa e pela iniciativa privada.

Mais informações: www.swagro.cnptia.embrapa.br

Fonte: Agência FAPESP, 04/09/2009.