Notícia

Esteta

Third International Conference on Polyamines

Publicado em 06 fevereiro 2014

O programa do evento abordará o metabolismo das poliaminas, seu papel essencial na proliferação e na diferenciação celular em diversos grupos de organismos e, principalmente, seu papel em patologias diversas, com ênfase no câncer. Finalmente, a utilização das vias metabólicas, envolvendo poliaminas como alvo terapêutico ou de prevenção do câncer, também será abordada.

Diversas vias oncogênicas estão relacionadas à regulação da transcrição e tradução de enzimas metabolizadoras de poliaminas. Portanto, existe uma correlação forte entre as vias envolvendo poliaminas e a gênese de tumores. Inclusive, diversos estudos clínicos estão sendo realizados para avaliar o potencial anti-tumoral de análogos de poliaminas. Entretanto, examinando a biblioteca virtual da Fapesp, é possível verificar que as pesquisas realizadas com câncer pela nossa comunidade científica não abordam aspectos relacionados às poliaminas. Isso revela que os pesquisadores que atuam na área do câncer ainda não foram despertados para a possibilidade de ramificação de seus estudos com a investigação das vias metabólicas envolvidas na biossíntese e no catabolismo das poliaminas.

Essa foi a motivação para organizar esse evento científico no Brasil. Assim, entrar em contato com as pesquisas realizadas com os diversos aspectos das poliaminas pela comunidade científica internacional será o primeiro passo para a diversificação dos estudos sobre o câncer, além de outras doenças relacionadas com as poliaminas. Espera-se com esse evento, promover discussão científica ampla entre grupos de pesquisa altamente qualificados em áreas diferentes, mas interrelacionadas, com vistas ao estabelecimento de parcerias internacionais.

O programa do evento conterá sessões plenárias, sessões de apresentações orais e sessões de apresentações de painéis. Como pode ser observado na página do evento na internet (www.fcfar.unesp.br/polyamines2014brazil), diversos pesquisadores já demonstraram disponibilidade para participar do evento. O programa será organizado após o período de inscrição, para permitir a seleção de resumos para as sessões de apresentações orais e a inclusão de pesquisadores jovens e/ou pesquisadores que não trabalham diretamente com poliaminas, já que pretendemos com o evento difundir o estudos das poliaminas entre pesquisadores de áreas interrelacionadas.

Portal Unesp