Notícia

Jornal Dia Dia

Texto de sucesso de introdução à lógica ganha edição revista e ampliada

Publicado em 22 março 2017

“Lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo o objetivo principal de determinar em que condições certas coisas se seguem (são consequências), ou não, de outras”, explica Cezar Augusto Mortari de maneira clara e didática em Introdução à lógica, obra fundamental para estudantes de Filosofia e Matemática, que acaba de receber uma edição revista e ampliada. De maneira rica e apaixonante, o autor aborda a lógica e suas transformações ao longo do século XX, a passagem de uma ciência que englobava apenas a argumentação válida, para uma disciplina de caráter matemático, que envolve tópicos como a teoria da recursão e álgebras, passando por saberes da filosofia da ciência, robótica, engenharia de produção e informática. Nesta segunda edição, além de conter um apêndice com noções de teoria do silogismo, a lógica proposicional é apresentada de maneira independente, antes do cálculo de predicados. Estão inclusos a aplicação de exercícios e a discussão de temas como o valor semântico das expressões, sintaxe do cálculo de predicados, tautologias, o cálculo proposicional clássico, conjuntos, lógicas não clássicas e a relação entre lógica e argumentos.

Lançamento em São Paulo

Hélio de Seixas Guimarães lança em São Paulo Machado de Assis, o escritor que nos lê, em evento que acontece nesta quarta-feira, 22 de março, das 19h às 21h30, na Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915 | Pinheiros | São Paulo). O autor mapeou as reações que a obra de um dos maiores escritores do Brasil provocou desde o momento em que foi lançada até a contemporaneidade, reconstruindo as quatro figuras de Machado de Assis com base na recepção de sua obra.

Guia ilustrado da morfologia do tecido uretral de ratas

Este guia didático tem como objetivo último melhorar o atendimento às mulheres gestantes, enquanto procura elucidar os mecanismos fisiopatológicos que conduzem a distúrbios do assoalho pélvico feminino. É fruto de iniciativa do grupo de pesquisa acadêmico “Diabete e Gravidez – Clínico e Experimental” da Faculdade de Medicina da Unesp, no âmbito de seus estudos dos aspectos translacionais da hiperglicemia gestacional relacionada à incontinência urinária. Destinado a alunos de graduação e pós-graduação em treinamento na pesquisa experimental, bem como a pesquisadores envolvidos na área de uroginecologia e obstetrícia, a obra pode ser fonte útil na avaliação das estruturas que compõem a uretra em modelos experimentais. Seus tópicos incluem as análises morfológicas utilizando diversas colorações no intuito de verificar os componentes estruturais e ultraestruturais da uretra.

O renascimento do barroco paulista

A Revista Fapesp destaca, em sua edição de março de 2017, o barroco brasileiro retratado no livro Arquitetura e urbanismo no Vale do Paraíba, de Percival Tirapelli. A obra apresenta uma ampla e profunda pesquisa sobre a fundação de vilas ao redor das capelas no Vale do Paraíba paulista durante o período colonial e sua expansão na época imperial, com as igrejas reformadas ao gosto eclético.

Obra de Emília Viotti da Costa recebe nova tiragem

Acaba de ganhar nova impressão o livro Da senzala à colônia – 5ª edição, de Emília Viotti da Costa, que demonstra que a abolição dos escravos no Brasil representou apenas uma etapa na liquidação da estrutura colonial, mas golpeou duramente a velha classe senhorial e coroou um processo de transformações que se estendeu por toda a primeira metade do século XIX. Tal processo prenunciava a transição da sociedade senhorial para a empresarial, do trabalho escravo para o assalariado, da Monarquia para a República.

Marketing de conteúdo em foco

O Podcast Unesp entrevistou o jornalista Carlos Sandano, um dos quatro docentes que vão ministrar o curso Marketing de conteúdo aplicado ao mercado editorial, que acontece de 4 a 7 de abril, na Universidade do Livro. Ele explica como as empresas estão utilizando cada vez mais a linguagem jornalística e as narrativas transmidiáticas para construir suas marcas e chegar aos consumidores.