Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Testes mostram segurança no tratamento de AVC

Publicado em 23 julho 2005

Depois de testes pré-clínicos em ratos, o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou, em outubro de 2004, o uso da terapia com células-tronco de medula óssea no tratamento de AVCi em dez pacientes. Inicialmente, os testes têm o objetivo de comprovar a segurança da terapia, e não sua eficácia.
"Até o momento, cinco pacientes foram tratados e nenhum deles apresentou intolerância, novos derrames ou episódios de epilepsia", disse Rosália. Segundo ela, novos testes clínicos foram aprovados em Porto Alegre, Salvador e estão em negociação com o Conep para realização em Campinas.
José Geraldo Mill, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e do IMBT, mostrou resultados positivos também na área de cardiologia. "Existem dois desfechos para pacientes com infarto no miocárdio. Um deles é a morte súbita, o outro é a insuficiência cardíaca que vai acompanhar a pessoa para o resto da vida", disse.
Segundo o pesquisador, 16 pacientes com insuficiência cardíaca severa submetidos ao tratamento com células-tronco conseguiram, em um ano, melhorar em 6% sua capacidade cardíaca. Mill ressalta que esse índice não representa cura, mas sim a melhora da qualidade de vida do paciente.
Agência FAPESP