Notícia

O Povo online

Testes iniciais com fosfoetanolamina serão realizados em pacientes com câncer

Publicado em 19 maio 2016

Testes iniciais com fosfoetanolamina em seres humanos serão realizados nas próximas semanas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A substância é tida como eficaz no combate a vários tipos de câncer. Até então, as experiências com o composto foram efetuadas somente em animais, como camundongos. As informações são Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os estudos sobre a eficácia da fosfoetanolamina fazem parte de duas pesquisas independentes, e será colocada à prova em pequenos grupos de pessoas diagnosticadas com a doença.

Em agosto deste ano, outros testes serão executados pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM-UFC) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Rio de Janeiro. Diagnósticos como o de melanoma (câncer de pele), de tumores malignos no colo de útero e na mama, por exemplo, serão enquadrados no tratamento-teste.

Após atestar os benefícios da “pílula do câncer”, a substância, que até agora não tem permissão de comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), poderá ser distribuída para além dos testes a uma maior quantidade de pacientes com câncer.

Redação O POVO Online