Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um teste capaz de diagnosticar o novo coronavírus por meio da saliva. De acordo com os estudiosos, esse novo exame poderá custar um quarto do valor do teste de RT-PCR, que atualmente custa entre R$ 350 e R$ 400.
Desta forma, o teste que está em desenvolvimento pelos integrantes do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), será uma solução mais barata para a detecção do vírus. Atualmente, esse projeto avança para as últimas etapas de pesquisa e desenvolvimento.
Neste teste da USP, a previsão é de que o resultado fique disponível entre 30 e 40 minutos.
Sobre o teste
De acordo com as informações divulgadas pelo portal do Governo de São Paulo, esse método será similar aos já desenvolvidos no Brasil e em outros países.
Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) concedeu autorização de uso emergencial para cinco testes de diagnóstico de COVID-19 baseados em saliva.
No Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás estão desenvolvendo um kit de diagnóstico semelhante.
Além disso, esses novos testes são baseados em uma técnica molecular, a RT-LAMP. Esse método é utilizado para o diagnóstico de doenças infecciosas, como dengue, chikungunya, hepatite A e zika.
Assim, os pesquisadores da USP caminham para o avanço na etapa de padronização deste teste. Essa tarefa será realizada por meio da utilização de soluções químicas que permitam manter o RNA do vírus estável por um longo tempo.
Sistema de autocoleta
De acordo com as informações divulgadas, esse teste prevê a autocoleta pelo paciente. Desta forma, o próprio paciente fará o recolhimento da saliva, colocando-a em um tubo de ensaio. Desta forma, os riscos de contágio diminuirão, uma vez que não será mais necessária a atuação de um profissional de saúde para coletar as amostras.
O CEGH-CEL é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão financiados pela Fapesp.
Com informações do Governo de São Paulo