Notícia

Correio Popular (Campinas, SP)

Testagem de covid explode na primeira semana de janeiro

Publicado em 12 janeiro 2022

Por Ronnie Romanini

Em apenas 9 dias de janeiro, Campinas ultrapassou a marca de 10 mil testes para detecção da covis-19 realizados no SUS Municipal. No mês passado, já com o início do surto de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), esse número demorou quatro semanas para ser atingido, abrangendo o período de 5 de dezembro a 1 de janeiro, de acordo a contagem em semanas epidemiológicas.

Os dados são da Secretaria de Saúde de Campinas, que não informou quantas dessas amostras tiveram resultado positivo em janeiro. Em dezembro foram menos de 5%. Do dia 2 de janeiro até a segunda-feira, dia 10, foram coletadas 9.469 amostras por meio do exame, uma média aproximada de 1.052 por dia. A alta na demanda fica clara quando considerada apenas a primeira semana epidemiológica de 2022. Do dia 2 ao 8 de janeiro foram realizados 7,5 mil testes, número quase cinco vezes superior ao da semana epidemiológica 49- a primeira de dezembro de 2021-, quando 1.551 pessoas foram testadas. Esse evidente crescimento de pessoas com sintomas respiratórios é concomitante ao aparecimento da variante Ricardo Lima Testagem para a covis-19 é realizada em paciente: do dia 2 até 10 de janeiro foram coletadas 9.469 amostras Ômicron no Brasil.

Embora haja a falta de informações precisas pelo `` apagão de dados ” dos sistemas do Ministério da Saúde desde o início de dezembro, o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu ontem que a Ômicron já é predominante no Brasil.

Nova modalidade de testes

Uma tecnologia que pode detectar o vírus da covis-19 diretamente dos equipamentos de coleta nasal, os swabs, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade São Francisco (USF), por meio do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, com a colaboração da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O projeto pode dar celeridade à triagem de pacientes com a covid-19, uma vez que o resultado sai em menos de um minuto. Com o nome de MasSpec Pen, o método utiliza um dispositivo plástico, em formato de caneta, para a coleta de moléculas biológicas. Essas moléculas são transportadas para um espectrômetro de massa para análise. Essa tecnologia é derivada de um sistema de detecção e diagnóstico de câncer desenvolvido pela pesquisadora brasileira da Universidade do Texas, Lívia Eberlin. O método também pode ser usado em exames de papanicolau, que já utiliza o swab na coleta. O sistema já consegue apontar, por meio de algoritmos e modelos estatísticos, se uma amostra contém células cancerosas.

Agora, a intenção é a de aplicar a tecnologia para detectar a covis-19 em pacientes. Entretanto, o caminho para a novidade chegar à população não é simples. O desenvolvimento da tecnologia para a covis-19 foi realizado apenas em escala laboratorial, ou seja, em escala reduzida. Para a nova forma de testagem virar realidade, é preciso que haja um investimento privado e a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explicou uma das coordenadoras do projeto, e professora da USF, Andréia de Melo Porcari.

“ Seria necessária uma análise com muitos voluntários e com um custo considerável, já que, além do novo teste, o PCR também precisaria ser aplicado nessas pessoas. Temos a idealização do projeto, mas precisamos de investimento. O processo de validação junto à Anvisa não é algo que a pesquisa consiga pagar. A iniciativa privada pode entrar nessa ”. O projeto foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e teve um artigo publicado na revista Analytic al Chemistry.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Veja online Portal da TV Cultura Jornal de Piracicaba SBT Interior Portal R7 Hora News Jornal Cidade - Rio Claro Programa InfoSalud (Argentina) Diário de Votuporanga online Investe São Paulo Jornal de Itatiba online Galileu online FOCEP Brasil Refugo O Bom da Notícia O Acre Agora Portal Gongogi Veja Saúde online Band Ata News Guarulhos Hoje online Diário da Manhã (Recife, PE) online ABCD Real IG LabNetwork NewsLab online Portal da Enfermagem Portal do Governo do Estado de São Paulo Bomba Bomba Jornal Onze de Maio Blog do Professor Rafael Porcari Noticias RTV (Espanha) Giro Goiás Portal Lapada Lapada Giro Marília Real Time News Voz MT O Documento online Tangará em Foco Bem Notícias Portal Mato Grosso RedePRESS Blog Cajobi Rápido no Ar Notícia de Limeira O Atual Blog da Cidadania Além do Fato Visão News Atalaia News Conexão MT Jornal O Popular HB Momento MT MT Notícias Notícia em Foco Mato Grosso Programa Veracidade Amambai Notícias Agência Brasil China Clique MS Gazeta de Limeira online Jornal o Brasiliense Mix Vale Expresso Regional ItapoNews Portal Bauru Notícias Blog Jornal da Mulher Região Noroeste Jornal Tempo Real Portal de Franca Jornal da Franca Hora Campinas Jornal O Anhanguera online De Tudo - Alto Tietê - Avine Leiamais.ba Jornal Sudoeste Paulista Saense Guarulhos Online Saúde Brasília Mágica Mistura Matro Grosso News Blog Família Paroquial ADT News - Adilson Túlio News Metro Jornal online Toda Palavra online IFernandopólis Cidadão Jacareiense O Dia (SP) Folha de Itapetininga Portal Atibaia News Marília do Bem USF - Universidade São Francisco Gazeta de S. Paulo online Blog do Professor Rafael Porcari Brazil Urgente Noticias de Contagem online O Atibaiense online Portal da Cidade Itatiba Poder no Quadrado Dia a Dia Nordeste Blog Saúde e Dicas Gazeta Bragantina online Bragança Jornal Diário online Correio Popular (Campinas, SP) online Sul News Blog do Professor Rafael Porcari Beto Ribeiro Repórter São Carlos Dia e Noite Diário Comercial online Portal Notícias de Mato Grosso Giro de Noticias MS GESP News - Gestão Pública News Informa Limeira Head Topics (Brasil) Economia em Pauta Jornal de Itatiba online AMHB - Associação Médica Homeopática Brasileira Jornal Cidade - Rio Claro