Produtores de vinhos de estados como Minas Gerais, São Paulo e Bahia mostrarão novidades na Wine South America, que ocorre em setembro
Com seus vinhos e espumantes reconhecidos e premiados, o Rio Grande do Sul domina o cenário vitivinícola nacional e abrange as duas principais regiões produtoras do segmento (a Serra e a Campanha Gaúcha, respectivamente). Somados aos celebrados exemplares de regiões de Santa Catarina (como Vinhos de Altitude e Vale da Uva Goethe), novos terroirs despontam no mercado brasileiro ano a ano, proporcionando ao consumidor conhecer a diversidade e a qualidade do vinho nacional. Essas opções de rótulos e estilos da bebida poderão ser conferidas de perto durante a Wine South America – feira de negócios do mundo do vinho que ocorre em setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Uma das atrações do evento que promete demonstrar na prática como a produção de uvas e vinhos brasileiros se espalhou por todo o Brasil é o estande Terroir Brasil, viabilizado pelo Sebrae Nacional. A iniciativa vai reunir 20 vinícolas expositoras de estados como Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco “Esse espaço pretende representar a diversidade de regiões do Brasil que produzem vinhos com a participação de pequenos empresários de diversos Estados. O estande deve fortalecer a regionalidade e as características dos vinhos produzidos em diferentes territórios” , adianta Victor Ferreira, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.
Além de valorizar os diferentes terroirs brasileiros, o espaço também traz oportunidades importantes para os empreendimentos menores da cadeia vitivinícola. Estimativas do setor apontam que cerca de 90% das vinícolas brasileiras são micro ou pequenas “Nosso principal objetivo com essa iniciativa é valorizar os vinhos nacionais e trazer oportunidades de negócios para pequenas vinícolas de diferentes regiões. Estamos beneficiando pequenos produtores de uva que têm empreendido nesta cultura e que estão gerando emprego e renda para o produtor rural. Com a participação na feira, temos a expectativa na geração de negócios e no aumento de canais de comercialização das vinícolas” , completa Ferreira.
Sudeste apresenta os chamados "vinhos de inverno"
Quem passar pelo estande do Sebrae Nacional durante a WSA vai poder degustar os chamados "vinhos de inverno" , que são produzidos na região Sudeste do Brasil. Esses rótulos são elaborados por meio do sistema conhecido como "dupla poda", que inverte a colheita da uva para o inverno.
Dessa forma, ao contrário do Sul, que colhe as uvas de janeiro a março, o Sudeste realiza o processo em meses como julho e agosto. “Com a dupla poda, a gente traz o momento da maturação da uva para o melhor clima do Sudeste, que é no inverno. Nessa época, praticamente não temos chuva e temos os dias ensolarados, com o solo seco, e as noites frias. Esse é o clima perfeito para a produção de uvas, com uma amplitude térmica bem interessante. Conseguimos alcançar níveis de qualidade muito altos especialmente quando falamos de vinhos tintos” , explica Ricardo Baldo, diretor da Vinícola Terras Altas, de Ribeirão Preto/SP.
Além do ciclo invertido, outro diferencial de mercado dos vinhos do Sudeste é a logística. Luiz Porto Jr, diretor-presidente da Luiz Porto Vinhos Finos, ressalta que a região fica localizada bem no centro do país: “Estamos no coração do mercado consumidor, então podemos causar uma boa experiência de compra e visita para os clientes. No nosso caso, por exemplo, temos nossos vinhedos no Sul de Minas, em Cordislândia, que abrange um cenário de montanhas muito bonito. E nossa vinícola fica em Tiradentes, que conta com um belo turismo e uma rede hoteleira bem estruturada” , detalha.
Vale do São Francisco recebeu a primeira Indicação Geográfica de vinhos tropicais
O final de 2022 foi marcado por um feito histórico para a vitivinicultura do país com o reconhecimento da primeira Indicação de Procedência de vinhos tropicais . A concessão da indicação geográfica Vale do São Francisco foi feita pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e baseada em requisitos equivalentes aos da União Europeia.
Desde então, o vinho fino, o vinho nobre, o espumante natural e o vinho moscatel espumante elaborados pelas vinícolas que estão dentro da região do Vale do São Francisco e seguem as normas contidas no Caderno de Especificações Técnicas podem utilizar o selo da nova Indicação Geográfica (IG) em seus produtos.
Esse é o caso da Vinícola Vinum Sancti Benedictus (VSB), que também estará presente na WSA, fazendo parte do estande do Sebrae Nacional. A conquista recente ainda está sendo bastante celebrada pelo diretor e sommelier da vinícola, José Figueiredo. "É a 1ª e única IP de vinhos tropicais porque realmente o nosso terroir é algo único no mundo. Por aqui, nós temos produção de qualidade o ano todo, não falamos em safra. É realmente fantástico. Dentro de uma mesma produção, o visitante pode conferir os vinhedos em diferentes fases, é sempre um banho de conhecimento. Além disso, tudo isso resulta em vinhos incríveis" , reforça.
Vinícolas que estarão no estande do Sebrae Nacional na WSA
* Casa Geraldo - Minas Gerais
* Vinícola Franco Italiano – Paraná
* Vinícola Casa Carcasciali – Paraná
* Família Fardo – Paraná
* Cantina Mattiello – Espírito Santo
* Vinícola VSB – Bahia
* Vinícola Bertoletti – Paraná
* Vinícola Sanber – Paraná
* Vinícola Bordignon – Paraná
* Vinícola RH – Paraná
* Vinícola Luiz Porto – Minas Gerais
* Vinícola Araucária – Paraná
* Vinícola Bettiato – Paraná
* Cave das Vertentes - Minas Gerais
* Vinícola Terras Altas – São Paulo
* Vinícola Rio Sol – Pernambuco
* Vinhos do Frade – São Paulo
* Vinícola Hélios – São Paulo
* Vinícola Innvernia – São Paulo
Sobre a Wine South America
Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. Informações podem ser acessados no www.winesa.com.br
Fotos : Vagão Filmes, Divulgação