Notícia

Vale Paraibano

Termina hoje inscrição para candidatos à direção do Inpe

Publicado em 30 setembro 2009

Termina hoje o prazo de inscrição ao processo seletivo para escolha do novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, aberto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

As inscrições são recebidas pela comissão instituída pelo MCT, que não divulgou o número de inscritos até ontem.

A comissão indicada pelo ministro Sérgio Rezende é presidida por Marco Antônio Raupp, diretor do Parque Tecnológico de São José e presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Raupp, que também ocupou a direção do Inpe entre 1985 e 1989, é o encarregado de receber as inscrições.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na área de Ciência e Tecnologia do Vale, Fernando Morais, disse ontem que pelo menos quatro cientistas demonstraram interesse em participar do processo.

Também o atual diretor do Inpe, Gilberto Câmara, deve concorrer ao cargo, segundo o sindicato. Câmara deve retornar hoje ao Inpe, após férias.

Morais afirmou que o SindCT vai encaminhar nos próximos dias ofício à comissão solicitando a divulgação dos inscritos.

O MCT trabalha com a expectativa de que em 15 dias, após o término das inscrições, a comissão conclua o processo seletivo, com o envio da lista tríplice ao ministro. Entretanto, não há prazo para escolha do novo diretor.

A comissão

Além de Raupp, os candidatos serão avaliados por outros especialistas. Integram a comissão o ex-reitor do ITA Michal Gartenkraut, Carlos Henrique de Brito Cruz, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Alberto Passos Guimarães, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e Hadil Fontes, do Ministério das Relações Exteriores.