Notícia

O Verídico

Termina hoje (16) o prazo de seleção para o Conviva SP

Publicado em 16 dezembro 2019

Termina hoje o prazo de seleção de professores para compor a equipe do Conviva-SP, o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar. O processo é destinado a professores de todas as áreas de formação para compor a equipe do Núcleo Pedagógico nas diretorias de ensino.

Confira o edital

Todos os professores da rede podem participar do processo, e foco é aos graduados nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social, inclusive aos que já estejam designados em outras funções dentro da Secretaria da Educação.

Os escolhidos terão o cargo de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNPs das Diretorias de Ensino e atuará na melhoria do clima escolar e da convivência entre todos os atores escolares.

Sobre o Conviva SP

Lançado em novembro, o Conviva SP tem como objetivo melhorar o ambiente de cada unidade escolar, aprimorando o clima escolar e a convivência entre professor, alunos e diretores. “Com este programa, esperamos garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Um dos pontos do programa foi o questionário online, lançado em novembro. Agora, com a seleção de professores, o programa poderá ir para a próxima fase, a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). “É fundamental entendermos como se dão as relações humanas em cada escola e criar políticas que possam servir de apoio para aquela unidade”, pontua Anderson Rosa, da UNIFESP. A pesquisa que serviu de apoio ao Conviva SP teve suporte da Fapesp e da Fundação Lemann.

Vale lembrar que as pesquisas que embasaram o programa foram elaboradas por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado a algumas universidades públicas de São Paulo.