A Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, e a Koppert, líder mundial em controle biológico, assinaram nesta sexta-feira (20) um acordo inédito de longo prazo para pesquisa e desenvolvimento de insumos biológicos. O contrato de três anos também reafirma a manutenção de fornecimento de insumos da Koppert para a Tereos, como já prevê atualmente a parceria entre as duas empresas.
Além disso, pelo acordo, a Tereos terá participação no centro avançado de pesquisa SparcBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), mantido pela Koppert, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, em Piracicaba, garantindo o acesso a novas soluções desenvolvidas no espaço.
A assinatura do acordo vem ao encontro dos investimentos da Tereos em controle biológico e agricultura regenerativa, além de seu objetivo de descarbonização das operações. Hoje a empresa já adota uma série de iniciativas no manejo agrícola e nos tratos culturais visando ao aumento de produtividade combinado a redução de custos e, especialmente, à sustentabilidade.
“Nas últimas safras promovemos uma transformação em nosso manejo agrícola, tendo como objetivo atingir o equilíbrio do solo por meio da agricultura regenerativa combinado a novas tecnologias para adoção de produtos biológicos. A expertise da Koppert nessa frente vem contribuir de forma excepcional com esse propósito, nos ajudando com soluções que trazem resultados em produtividade e em sustentabilidade”, comenta Carlos Simões, diretor de Agricultura e Planejamento da Tereos.
“A parceria entre Koppert e Tereos é estratégica e representa um importante avanço para a inovação e para a construção de novas soluções biológicas para a agricultura. Desde o início das nossas operações no Brasil, os investimentos da Koppert em pesquisa e desenvolvimento têm contribuído para o aumento de produtividade e de sustentabilidade em larga escala no campo e, neste cenário, o cultivo da cana-de-açúcar tem um papel singular para ampliarmos essas práticas de produção, que contribuem para a manutenção e o equilíbrio de ecossistemas, além de garantirem sistemas alimentares mais seguros e facilitarem o acesso a novos mercados”, afirma Danilo Pedrazzoli, diretor Industrial da Koppert América do Sul.
Para mitigar emissões de gases de efeito estufa em suas práticas agrícola, a Tereos maximizou a aplicação de vinhaça localizada e a aplicação de defensivos biológicos. A empresa também utiliza controle biológico contra pragas e, na safra 23/24, realizou 100% da liberação de cotésia em todas as suas unidades por meio de drone, que é mais preciso, e investiu em dois robôs com uso de IA (inteligência artificial) no combate a daninhas.
“Adotamos a tecnologia em nossas práticas agrícolas e realizamos pesquisas constantes em inovação no campo. Essa parceria é um marco que abre novas fronteiras para uma agricultura sustentável no Brasil”, conclui Simões.
Eae Máquinas