Notícia

Jornal Dia Dia

Terapia Ocupacional Social é tema de simpósio internacional na UFSCar

Publicado em 30 março 2016

O Laboratório METUIA da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o III Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social nos dias 28 e 29 de abril. O evento é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes com o objetivo de realizar o diálogo e as reflexões acerca da Terapia Ocupacional Social, área que incorpora importantes experiências e conhecimentos acerca de problemáticas advindas da “questão social” no âmbito da Terapia Ocupacional.

De acordo com os organizadores do Simpósio, no Brasil, essa abordagem se desenvolveu tomando duas perspectivas teóricas complementares. A primeira tinha como parâmetro a análise dos processos sociais, sobretudo, no final dos anos 1970 até meados da década de 1980, época de ebulição em torno das demandas da questão social no Brasil. Esse processo envolveu a revisão dos postulados profissionais atingindo distintos segmentos, inclusive os terapeutas ocupacionais, colocando em debate suas responsabilidades técnicas e políticas. A segunda perspectiva nasceu do questionamento do saber médico-psicológico quanto a suas formas reducionistas de compreender e de lidar com fenômenos que eram colocados sob o binômio “saúde-doença” com base na disciplinarização e institucionalização de problemas sociais.

A conferência de abertura conta com a professora da Dalhousie University, Canadá, Elizabeth Townsend, e a programação tem, ainda, a participação de docentes da Universidade de São Paulo (USP), das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de São Paulo (Unifesp) e do Espírito Santo (UFES), além e da própria UFSCar.

O evento ocorre a partir das 8h30, no dia 28, no auditório da ADUFSCar, localizado na área Sul do Campus São Carlos da Universidade e, no dia 29, no auditório do Departamento de Terapia Ocupacional, na área Norte. A programação na íntegra, valores, procedimentos de inscrições e outras informações estão disponíveis no site http://sitosufscar2016.wix.com/evento. O Simpósio tem a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional e apoio do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar e Fapesp.

Lançamento

Durante o Simpósio será realizado o lançamento do livro “Terapia Ocupacional Social: Desenhos Teóricos e Contornos Práticos”, organizado pelo METUIA. A obra reúne reflexões realizadas por colegas pesquisadores e técnicos da área de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País, bem como por ex-alunos da linha de pesquisa “Redes Sociais e Vulnerabilidade” do PPGTO.

De acordo com os organizadores do Simpósio, trata-se de uma oportunidade ímpar de apresentar a produção do grupo de forma coletiva, com a participação de 25 autores, todos terapeutas ocupacionais envolvidos com o ensino e a pesquisa na terapia ocupacional social, 20 deles atuando em sete importantes universidades públicas do País.

Ascom UFSCar