Notícia

Diário do Rio Claro

Terapia fotodinâmica pode combater infecções decorrentes da Covid-19

Publicado em 03 julho 2020

Por Boas notícias

A terapia fotodinâmica pode ser uma eficiente aliada no combate a infecções secundárias decorrentes da COVID-19. O uso da técnica, que combina aplicação de luz com uma substância sensível à luz para matar microrganismos no trato respiratório, foi defendido como tratamento complementar por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos —. em carta publicada na revista Photo diagnosis and Photo dynamic Therapy.

“ A COVID-19 traz complicações que vão além do vírus e devemos nos preocupar também em buscar tratamentos para esses outros problemas. Tratar essas infecções correlatas pode melhorar o prognóstico dos casos graves e, sobretudo, daqueles pacientes que foram intubados e, portanto, correm maior risco de infecção por outros microrganismos, como bactérias causadoras de pneumonia ”, diz Vanderlei Bagnato, coordenador do CEPOF, à Agência Fapesp.

A terapia fotodinâmica consiste em eliminar microrganismos por oxidação a partir do uso de luz e substâncias fotossensibilizadoras depositadas no trato respiratório do paciente. Ao interagir com a luz, os compostos usados geram uma espécie de oxigênio reativo, chamado de oxigênio singleto, capaz de oxidar as membranas de vírus e bactérias, matando ou inativando esses microrganismos. “ Quando o paciente inala essas substâncias, é possível ativar a droga com iluminação extracorpórea, que começa a atuar nos microrganismos que estão nas vias aéreas ”, explica o coordenador.