Os irmãos Alexandre e Luiz Carlos Muschioni trabalham na mesma empresa do ramo de madeira e, embora exerçam funções diferentes, já passaram pelo mesmo tipo de problema: o transtorno para receber um simples e-mail. Alexandre é engenheiro eletrônico e reclama que já precisou receber e-mails importantes no trabalho que não chegavam nunca. "Identificamos o problema ao perceber que outros usuários do mesmo provedor estavam em situação semelhante. Já cheguei a esperar três dias para receber um único e-mail. Também já tive problemas com um vírus que fez parar o e-mail de todos na empresa", contou.
Ele disse ainda que quem tem linha discada precisa ler muita paciência para receber mensagens rapidamente, "ainda mais quando há filas e os arquivos são grandes". O analista de sistemas Luiz Carlos Muschioni teve poucos problemas com a demora de e-mails. mas os que apareceram foram de grandes proporções, principalmente porque na época seu provedor eslava em um período de reformulação de sua estrutura física. "Algumas vezes, tudo parava", disse. "Dependemos do correio eletrônico para tomar decisões importantes ou fechar alguma venda, e o funcionamento tem que ser 100%, caso contrário o transtorno é geral", afirmou.
Traduzindo
Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), órgão responsável pelo registro e manutenção dos domínios ".br", podem ocorrer atrasos de até três dias. "Com isso, os e-mails que não forem atualizados em até 72 horas serão devolvidos. Muita coisa pode acontecer no meio do caminho, por isso a importância de se saber traduzir as mensagens de erro", explicou o analista de suporte da Coca-Cola, Marcelo Mendes.
Ele esclarece que um servidor DNS é aquele que normalmente resolve tudo que se refere aos domínios (que são os nomes dados a cada endereço da Internet, que na verdade é uma seqüência de números). A quantidade de servidores pela qual um e-mail passa até chegar ao seu destino vai depender de onde e para onde ele está sendo enviado.
Notícia
O Tempo