Notícia

Circuito Mato Grosso online

Temperaturas no Brasil devem aumentar 3 graus até 2100

Publicado em 15 agosto 2013

De acordo com um artigo publicado pela FAPESP, um grupo de 345 cientistas brasileiros preparou um relatório no qual afirmam que as temperaturas no Brasil devem aumentar pelo menos 3 graus até 2100. O pior dos cenários prevê que a elevação pode chegar a 6 graus.  A equipe responsável pela compilação do documento conta com especialistas de diversas áreas e segue o mesmo modelo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC das Nações Unidas.

O time se dividiu em três grupos, um responsável por identificar a ocorrência de mudanças climáticas no país, outro por avaliar os prováveis impactos no meio ambiente e na economia, e um terceiro para propor formas de reduzir as emissões. Os pesquisadores brasileiros levaram em consideração situações de maior e menor emissão de gases de efeito estufa, e revelaram detalhes de como o regime de chuvas em diferentes partes do país pode ser afetado.

Com base nessas informações, a estimativa é de que a Caatinga e a Amazônia enfrentem situações de seca, com uma diminuição das chuvas em até 40%. Por outro lado, nas regiões sul e sudeste, especificamente na Mata Atlântica e nos Pampas, deve ocorrer o contrário, ou seja, um aumento nas chuvas em até 30%. Como você, sabe esse tipo de relatório alertando sobre o aquecimento global e suas consequências não é nenhuma novidade. No entanto, o trabalho dos brasileiros revela detalhes sobre os impactos que o aumento das temperaturas pode ter sobre o nosso país especificamente.