Notícia

O Regional (Santo Antônio de Posse, SP)

Telecentro Comunitário vence Premio Claro

Publicado em 20 novembro 2009

O Telecentro Comunitário da Vila Monte Alegre, mantido pela Prefeitura Municipal de Pedreira, participou da Ia edição do Prêmio Instituto Claro "Novas Formas de Aprender", com o Projeto Reage - Rede Virtual de Agentes, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas -Unicamp, através da pesquisadora Carla Lopes, bolsista da FAPESP, com o auxílio dos coordenadores Richardson Clara e Ricardo Baziotti.

O prefeito Hamilton Bernardes Júnior fez1 questão de cumprimentar os participantes do Projeto pelo trabalho desenvolvido e pela importante conquista do Prêmio.

Todas as terças-feiras, cerca de 30 agentes da Prefeitura de Pedreira se reúnem para aprender a lidar com novas tecnologias e partilhar registros de visitas e entrevistas feitas com a população da cidade, o trabalho avalia a aplicação de recursos audiovisuais como ferramentas de apoio em programas sociais envolvendo saúde e educação.

Munidos de câmeras fotográficas e de vídeo e gravadores digitais, os agentes fazem entrevistas com a população e registram as visitas às residências. O material é avaliado em reuniões com médicos e outros profissionais de saúde, que discutem as demandas e necessidades locais bem como a melhor maneira de atendê-las. Para isso, o programa tem parceria com o Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e com o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-ação para Comunidades Saudáveis (Lipacs) do Departamento de Multimeios do IA.

O objetivo é promover a inclusão digital e testá-la como ferramenta para identificação de problemas e de auxílio a soluções. A iniciativa utiliza como canal de Inclusão Digital a rede social inclusiva "Vila na rede", que integra o projeto e-Cidadania, uma nova proposta de rede social on-line em desenvolvimento no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research.

As reuniões, parte presenciais, parte virtuais, contam com a infra-estrutura do Telecentro Vila Monte Alegre. Esse espaço público possui conexão com a internet através da Infovia Municipal e está ligado em rede. Nessa primeira versão, o Prêmio Instituto Claro recebeu 1.365 inscrições em três categorias: Vivência, Desenvolvimento e Pesquisa, esta última dividida em dois subgrupos "Graduação/Curso técnico" e "Pós-graduação" da qual Carla Lopes, Richardson Clara e Ricardo Baziotti foram os vencedores.

A premiação aconteceu no dia 11 de novembro, durante o 4o Fórum do Instituto Claro, que teve como tema: "Aprendizagem Sem Muros: Novos Cenários, Metodologias e Práticas". O Projeto Reage recebeu R$ 16.000,00, para serem investidos em equipamentos para atender os participantes do Telecentro Comunitário Vila Monte Alegre.