Notícia

FGV

Tecnologias em recursos hídricos

Publicado em 28 setembro 2010

Novo centro da Sabesp, em São José dos Campos, desenvolverá pesquisas em tratamento de água e resíduos sólidos. Parte das pesquisas terá apoio da FAPESP

Agência FAPESP - A Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), assinou um convênio para a instalação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

O convênio foi feito em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos (SP), com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo é desenvolver pesquisas em tratamento de água e resíduos sólidos.

Os investimentos iniciais são estimados em R$ 450 mil e cobrem custos com equipamentos de informática e imobiliário. O centro, que ocupará um espaço inicial de 147 m², será instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Uma comissão de gestão definirá quais pesquisas serão realizadas.

Segundo a Sabesp, a criação do centro é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento de água e de resíduos sólidos, com objetivo de reduzir gastos com energia, produtos químicos, além de custos operacionais.

Entre os trabalhos que poderão ser desenvolvidos no centro estão pesquisas sobre a utilização de membranas filtrantes, automação de processos, modelos de gestão, medição pré-paga de consumo, poluição difusa no eixo da rodovia Presidente Dutra, aquíferos subterrâneos e balanço ambiental.

As pesquisas que serão desenvolvidas terão também o apoio da FAPESP. A Fundação e a Sabesp mantêm um acordo de cooperação para o investimento em projetos de pesquisas científicas e tecnológicas aplicadas a recursos hídricos e saneamento.

Mais informações: http://site.sabesp.com.br