Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Tecnologia RSS permite acompanhar notícias em tempo real no site da UFMG

Publicado em 10 abril 2006

Configurar a tela do computador para visualizar conjunto de portais de sua preferência anunciando notícias, em tempo real, é um dos mais importantes e modernos recursos existentes na Internet para o usuário. A tecnologia, conhecida como Rich Site Summary ou Really Simple Syndication (RSS) - ou seja, forma simplificada de apresentar o conteúdo de um site - está, agora, disponível também na homepage da UFMG.
"Um documento RSS é feito na linguagem XML e geralmente exibe o grande volume de informações existente em uma página na internet de forma resumida", explica Luis Carlos Rubino, publicitário e webdesigner do Núcleo da Web do Centro de Comunicação da Universidade.
Os sites que disponibilizam o RSS exibem um link ou uma imagem alaranjada para identificar o serviço, como a que há no menu à esquerda de todas as páginas de notícias da UFMG (). Clicando sobre o link o internauta é direcionado para a página codificada (contendo os links e resumo dos textos) que não é lida pelos navegadores comuns, e sim por agregadores de noticias.
Segundo Luis Carlos, os agregadores são sistemas que lêem os documentos RSS e os exibem amigavelmente. "Existem alguns programas que, após serem instalados no computador, podem ser alimentados com os links RSS. Outros sistemas, mais práticos, são páginas na internet, e basta acessar o endereço da página para alimentar o sistema com os RSS preferidos, diz Rubino. Ele sugere ao internauta experimentar as seguintes páginas: www.netvibes.com, www.start.com, www.google.com/ig e www.my.yahoo.com.

Como alimentar
Ao acessar as páginas acima o usuário verá alguns RSS já instalados e a possibilidade de inserir seus RSS preferidos. Para acrescentá-los basta clicar em "add" e adicionar os endereços que quiser.
Por exemplo, para alimentar o sistema com as notícias da UFMG basta colar o endereço do RSS do nosso site, que é "http://www.ufmg.br/online/index.rdf" (sem as aspas).
Os principais sites de notícias também disponibilizam um endereço, como o "http://rss.home.uol.com.br/index.xml" da home do Uol, o "http://rss.terra.com.br/0,,EI1,00.xml" das últimas notícias do Terra e o "http://oglobo.globo.com/rss/plantao.xml" da Globo.com. As notícias da Agência FAPESP podem ser encontradas pelo endereço "http://www.agencia.fapesp.br/rss/noticias.xml".
Mais informações: Núcleo de Web, telefone (31) 33499-4185