Notícia

A Cidade On (Ribeirão Preto, SP)

Tecnologia é a palavra-chave para a agricultura do século 21

Publicado em 01 maio 2018

Há um ano, as discussões da primeira edição do Agenda do Agronegócio deixaram claro que o futuro do país passa pelo agronegócio e que o futuro do agronegócio está na adoção de práticas sustentáveis.

O caminho para chegar a essa sustentabilidade chama-se tecnologia. Nada mais lógico, portanto, que ela seja a base dos dois dias de debates que vão compor o Agenda do Agronegócio deste ano, que tem como tema "Agricultura do Futuro".

O evento será realizado amanhã e quinta-feira (2 e 3), com entrada franca, no Centro de Cana do Instituto Agronômico. No primeiro dia, o painel de debates será "Tecnologia: Instrumentos e Sistemas".

Democratização

A edição do Agenda 2018 é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura e OA Eventos, empresa do grupo EP, com a produção do jornal A Cidade e do portal de notícias ACidade ON.

"O momento é de ter muita informação. Esse evento democratiza o conhecimento e leva à sociedade, cada vez mais exigente, as informações daquilo que ela está consumindo. Hoje, todos estão mais exigentes para saber de tudo sobre o que estão comprando, desde a questão ambiental ao bem-estar animal", disse o secretário de Estado da Agricultura, Francisco Jardim.

O diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, Paulo Brasileiro, destacou a importância da renovação da parceria com a secretaria de Agricultura.

"Podemos contribuir levando informação, participando e, principalmente, sempre ao lado da nossa comunidade. É dessa forma que vamos melhorar a distribuição de renda e a nossa educação, pilares importantes para que outros setores possam se mover", pontuou Brasileiro.

Menos burocracia. Sugestão

Um dos pontos destacados na edição do ano passado teve a ver com deixar os produtores rurais fazerem o que sabem, que é cuidar da produção. Para isso, segundo especialistas e plateia, é importante que tanto os governos estadual como federal reduzam o excesso de burocracia ao setor.

Energia limpa. Ideia

O futuro do Brasil com um ator de destaque no cenário internacional é a inclusão e massificação das práticas agrícolas sustentáveis. "Nós não vamos conseguir concorrer com a China, por exemplo, na produção de computadores. No entanto, no agronegócio, estamos entre os melhores do mundo", afirmou Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil.

Programação: Painel 1

Mediador: Chung Kang (Jacto/Fatec)

Tecnologia: Instrumentos

e Sistemas

2/5/2018 9h30

- Georeferenciamento e Conectividade

(CPQD)

- Tecnologia de Gestão e Produção

Mariana Vasconcelos Agrosmart

- Agricultura de Precisão

José Damico

Scicrop

- Rastreabilidade dos Alimentos:

do Campo à Mesa

Márcio Milan

Sistema Rama

Painel 2

Mediador: Francisco Jardim - Secretário da Agricultura do Estado de São paulo

Novos

Sistemas de Produção

3/5/2018 9h30

- William Marchió

Associação Rede

- Incentivo e Estímulo à Inovação

- Financiamento BNDES

- Legislação:

Arnaldo Jardim Programas FAPESP