Notícia

Canal Rural

Tecnologia de produção do amendoim ganha livro

Publicado em 21 maio 2011

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) lança livro sobre a tecnologia de produção do amendoim. Os autores são João Nakagawa e Ciro Antônio Rosolem, ambos professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu.

O livro, O amendoim: tecnologia de produção, traz informações didáticas e técnicas. Entre os aspectos abordados estão melhoramento, cultivares, clima, conservação e preparo do solo, nutrição mineral, adubação, semeadura, tratos culturais, irrigação, sistemas de produção, colheita, secagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização do amendoim.

- A demanda pelo conhecimento da cultura do amendoim cresceu significativamente nos últimos dez anos, justificando a necessidade de uma publicação sobre o tema - disse Nakagawa.

- O amendoim é uma cultura importante para entrar em rotação com outras culturas. Ele se adapta aos diferentes climas, produz bastante óleo, é uma cultura relativamente simples e fixa bastante nitrogênio no solo, enriquecendo-o. Existe um potencial a ser explorado nesse sentido - disse Rosolem.

Rosolem coordena na Unesp os projetos Matéria orgânica e emissão de gases de efeito estufa em sistemas de produção em semeadura direta e Nutrição mangânica e fosfatada da soja em função do glifosato, ambos apoiados pela FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular.

AGÊNCIA FAPESP