Notícia

Cruzeiro do Sul online

Tecnologia de habitação

Publicado em 10 dezembro 2006

Agência FAPESP - Cinco novos livros que trazem resultados de pesquisas apoiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) foram publicados e estão sendo enviados a bibliotecas de universidades públicas. Os títulos também estão disponíveis para download gratuito no site do programa.
As novas publicações são os volumes 5, 6 e 7 da Coletânea Habitare e os números 2 e 3 da série Recomendações Técnicas. Os livros foram editados por meio do Plano de Divulgação do Programa Habitare, financiado com recursos de um convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Caixa Econômica Federal.
Tema de diversos projetos de pesquisa financiados pelo Programa Habitare, a gestão habitacional é assunto do quinto volume da coletânea. O livro reúne quatro artigos que tratam de questões como políticas habitacionais e novas metodologias de gestão da moradia popular. Há estudos em Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro abordando diferentes modelos de mutirão, como o autogerido pela comunidade ou a gestão compartilhada com o Estado.
O volume seis apresenta resultados de oito pesquisas relacionadas com o tema inovação tecnológica. Os projetos foram direcionados ao desenvolvimento de novos produtos, como telhas de fibrocimento, componentes construtivos com fibras de sisal e blocos com adição de cinzas. Há também artigos sobre estudos voltados ao aperfeiçoamento de tecnologias existentes no mercado. O volume sete da Coletânea Habitare reúne resultados de projetos que buscam respostas a alguns dos problemas causados pela construção civil. Os projetos foram propostos com o objetivo de desenvolver métodos de avaliação do impacto ambiental dos materiais e das tecnologias destinados à construção civil, além de indicar diretrizes de projeto e operação para o uso racional da energia na habitação.
O primeiro volume da série Recomendações Técnicas, lançado em 2005, teve como tema argamassas. O segundo volume, lançado agora, é um dos resultados do Projeto GMutirão —Procedimentos de Gestão de Mutirão Habitacional para População de Baixa Renda, também desenvolvido com recursos da Finep dentro do Programa Habitare.
A publicação reúne sugestões para intervenções habitacionais que envolvam o regime de mutirão. Segundo o Habitare, a expectativa é que o material seja referência para pesquisadores, técnicos de instituições envolvidas com a questão da moradia para população de baixa renda, lideranças comunitárias e outros segmentos da sociedade.
O terceiro volume da série Recomendações Técnicas apresenta um método para o planejamento de canteiros de obras, incluindo diretrizes para a execução de cada uma das etapas desse processo. São descritas ferramentas para diagnóstico, padronização e manutenção de canteiros de obra, com destaque para uma lista de verificação que avalia a qualidade das instalações provisórias, segurança do trabalho e sistema de movimentação e armazenamento de materiais.
As publicações estão disponíveis em www.habitare.org.br (Agência FapespFundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo)