Notícia

RedeNotícia

TECNIOsprings abre chamada para intercâmbio de pesquisadores

Publicado em 28 abril 2015

Agência FAPESP – A TECNIOspring – programa da ACCIO, agência de competitividade do governo da Catalunha, com foco em transferência de tecnologia – lançará em maio a 4ª chamada de programa internacional de intercâmbio de pesquisadores.

A TECNIOsprings oferece apoio a pesquisadores catalães interessados em desenvolver estudos em centros de pesquisa ou de tecnologia de empresas privadas fora da Espanha pelo período de um ano – com o compromisso de, na volta, permanecer um ano num centro TECNIO. Apoia também a permanência de pesquisadores experientes, de qualquer outra nacionalidade, em centros TECNIO no país.

Nesta última modalidade, o programa tem como objetivo atrair pesquisadores para a Catalunha, estabelecer colaborações com instituições internacionais e ampliar a capacitação de cientistas catalães, assim como o prestígio da rede TECNIO. A rede é formada por pesquisadores e centros de tecnologia com atividades nas áreas de biotecnologia, tecnologia de alimentos, tecnologia de produção, tecnologia de materiais, tecnologias relacionadas à energia e ambiente, tecnologia química e tecnologia da informação e comunicação e meios de comunicação.

Os pesquisadores de outras nacionalidades interessados em submeter propostas devem ter grau de doutor e quatro anos de experiência como pesquisador e ter pelo menos um ano de experiência em pesquisa aplicada e/ou em atividades de transferência de tecnologia (projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo empresas, licenciamento de patentes ou spin off) e ter experiência também em gerenciamento de grupos de pesquisa.

Os candidatos não devem ter residido, trabalhado ou estudado na Espanha por mais de 12 meses nos últimos dois anos, a contar da data da submissão da proposta. Os interessados podem apresentar projeto de pesquisa em qualquer área de conhecimento contemplada por centros TECNIO.

A TECNIOsprings é cofinanciada pela União Europeia, no âmbito do 7th Framework Programme (FP7) da União Europeia, por meio do Marie Curie Actions.

Mais informações para esta chamada de propostas em www.catalonia.com/en/our-services/rdtechinnovation/tecniospring/call-for-proposals.jsp.