Notícia

Portal Fator Brasil

TechnoSolutions

Publicado em 02 fevereiro 2010

Fundada em julho de 2008, pelo empresário Valter Baptista e o cientista Wilson Paduan, a TechnoSolutions é uma incubadora de ideias voltada à inovação tecnológica. A companhia diferencia-se do conceito de invenção ou criação, dando ênfase à aplicabilidade prática das novidades que desenvolve.

Estatisticamente, para cada invento útil há pelo menos dez que fracassam. Desta forma, o foco da TechnoSolution é apoiar iniciativas individuais ou coletivas, de pessoas físicas ou jurídicas que possuam ideias, projetos, protótipos ou modelos de aplicação, a fim de viabilizar sua concretização.

Para dar vida aos inventos, a empresa investe recursos financeiros, técnicos e tecnológicos e provê infraestrutura de laboratórios, oficinas e outras instalações que se fizerem necessárias, bem como ações de marketing e comerciais pertinentes. Geralmente, conta com parceiros terceirizados, como empresas, universidades, centros de pesquisa e agências, e segue um modelo de avaliação que identificará se há ou não aplicabilidade da inovação. Dentre os critérios utilizados destacam-se a concepção da idéia; a elaboração de projeto básico; a elaboração do projeto final; a criação do protótipo; a avaliação de custo e valor; o pré-lançamento - considerado um parâmetro decisório; a produção; e o lançamento e comercialização.

Importante é destacar que a TechnoSolutions não tem como objetivo manufaturar qualquer produto, assim como não pretende ser o agente distribuidor de qualquer serviço ou sistema, inclusive de softwares eventualmente resultantes desse patrocínio. Sua missão é licenciar terceiros para que o façam, de acordo com sua capacidade e competitividade, visando a prover o produto ou serviço da forma mais ampla e economicamente viável. As iniciativas apresentadas são avaliadas por um comitê, garantindo-se ao proponente o sigilo e a preservação de seus direitos. Viabilizando o projeto, a participação nos resultados de cada parceiro decorrerá da análise dos riscos envolvidos, investimentos necessários, tempo de maturação da iniciativa, potencialidade de geração de patentes de inovação ou de modelos de aplicação, dentre outros fatores.

Assim, a TechnoSolutions visa a preencher uma lacuna existente no Brasil - em que há carência de um canal que facilite a viabilização de ideias ou projetos com o necessário capital para o investimento, infraestrutura, contratação de outros profissionais, formulação de projetos para apoio de instituições, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ou similares de outros estados, bem como incubadoras de universidades.

A TechnoSolutions, conta, atualmente, com duas patentes depositadas internacionalmente via "PCT - Patent Cooperation Treaty", sendo uma delas a tinta EasyRad, com cura por Feixe de Elétrons (EB-Electro Beam). Outras patentes e projetos estão em fase de análise, em diferentes estágios de desenvolvimento, quer na área gráfica, como também em outros segmentos da indústria e de serviços.