Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Taxa de transmissão da covid-19 chega a 1,7 em Ribeirão Preto

Publicado em 02 dezembro 2020

A taxa de transmissão (RT) da covid-19, nesta quinta-feira (2). está em 1,7 em Ribeirão Preto. O controle do avanço da doença ocorre quanto essa taxa fica inferior a 1.

A RT é calculada por especialistas e pesquisadores da USP, Unesp e FAPESP (veja mais aqui). Para obter os números, as universidades dividiram o Estado em 22 regiões, semelhante ao que é feito no Plano São Paulo.

A transmissão em 1,7 significa que para cada 10 pessoas infectadas, outras 17 vão se contagiar com o novo coronavírus.

De acordo com o gráfico da evolução em Ribeirão, no começo de novembro, a RT chegou a 0,59 - em 8 de novembro. Mas desde então começou uma escala, que, segundo os pesquisadores reflete no aumento de novos casos ativos da covid-19.

No entanto, a previsão que a RT passaria de 2 no início de dezembro acabou não se confirmando.

Mais números

Segundo o levantamento das universidades, a região de Ribeirão Preto tem a sexta maior RT entre 22 regiões do Estado de São Paulo. A região Oeste da Grande São Paulo tem a maior RT do Estado no momento, com 1,98.

Já sobre o tempo que os pacientes demoram a se recuperarem da doença, a região de Ribeirão Preto aparece em quinto - são 18 dias. A pior região nesse quesito é o Sudoeste da Grande São Paulo, com 26 dias.