Tarcísio retoma os trabalhos. O governo de São Paulo assinou nesta sexta-feira um protocolo para formalizar a implantação da filial do Instituit Pasteur no estado.
A cerimônia de anúncio da parceria com a Universidade de São Paulo (USP) contou com a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), já recuperado de cirurgia.
O foco central do empreendimento será o estudo de novas viroses, além de pesquisas científicas sobre patologias.
“É uma forma de trazer ciência, inovação, pesquisa e o compartilhamento de conhecimento para o Estado de São Paulo”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas.
“Uma nação se desenvolve a partir do momento em que ela investe nessas áreas. Significa que as respostas serão cada vez mais rápidas e o Brasil estará inserido nesse contexto, nessa rede internacional de pesquisa de pronta resposta”, completou o governador.
A cerimônia que marcou a conclusão da parceria com o instituto francês contou com as participações de diversas autoridades, como a do presidente do Institut Pasteur da França, Stewart Cole; do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Filho; e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.
Segundo o governo Paulista, o contrato para trazer o Instituit Pasteur a São Paulo conclui uma parceria firmada entre a USP e os franceses em 2017.
Tarcísio dá sinal verde para continuidade de operação da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado prorrogou até o dia 15 de abril a etapa final da Operação Chuvas de Verão para os 177 municípios que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil). A medida foi aprovada pelo governador Tarcísio.
A decisão acontece após os institutos de meteorologia anunciarem a chegada de uma forte frente fria na primeira quinzena de abril. Segundo o órgão, há riscos de tempestades em todas as regiões do estado.
A operação teve início em 1º de dezembro de 2022 e terminaria nesta sexta-feira (31). A decisão foi tomada em conjunto com todos os coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais.
“Ao ouvir todos os membros do Comitê, decidimos pela continuidade por mais 15 dias, pois entendemos que é importante termos a plena condição de darmos pronta resposta aos municípios diante de alguma ocorrência em virtude das chuvas”, explicou o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civi l, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.