Notícia

Portal Fator Brasil

Syngenta lança novo formicida em gel para o mercado profissional: o Simisfor

Publicado em 01 fevereiro 2008

Resultado da parceria entre a Syngenta e pesquisadores da UNESP de Rio Claro, o Simisfor é a nova aposta da empresa no combate às formigas.


São Paulo - A Syngenta acaba de lançar o Simisfor, um formicida em gel, de uso profissional, de baixa toxicidade e alto nível de segurança. A estratégia de ação do Simisfor consiste em atrair a maior variedade e número de formigas e permitir que elas sobrevivam tempo suficiente para retornar à colônia e contaminar outros insetos adultos e larvas.

O principal diferencial do produto está na fórmula inovadora do gel, que conjuga maior atratividade — contém grumos para aumentar a superfície de atração — à ação prolongada — com baixa mortalidade nas primeiras 24 horas e alta mortalidade após esse período.

O produto, que tem como princípio ativo o ácido bórico, vem em seringas de 30 g, facilitando sua aplicação. Esse ativo é muito seguro e não causa danos ao meio ambiente .É incolor e solúvel em água, além de não escorrer, resistindo mesmo a temperaturas mais altas.

A concentração de formigas pode trazer uma série de problemas para a saúde pública, atuando como vetor para a infecção hospitalar, que representa situação de alto risco no setor de saúde, e a contaminação de alimentos, uma ameaça constante para a indústria alimentícia, entre outras.

O Simisfor é resultado do trabalho de pesquisadores da Unesp de Rio Claro, liderado pelos doutores Odair Correa Bueno, que há mais de 15 anos estuda a biologia e o comportamento das diferentes espécies de formigas, e Osmar Malaspina, ambos do Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS). Contou com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Vitex, empresa parceira. O projeto consumiu três anos de trabalho e aproximadamente R$ 200 mil em investimentos.

"O Simisfor é uma resposta à demanda do mercado por maior eficácia no combate às formigas. Até agora, a grande maioria dos produtos era pouco eficiente na eliminação da colônia, provocando apenas o seu deslocamento. O Simisfor, ao contrário, age na raiz do problema", destaca Izabela Oliveira, Coordenadora de Marketing para Produtos Profissionais da Syngenta. "Essa é a primeira vez que a Syngenta oferece ao mercado um formicida em gel. Com isso, nosso portfólio de produtos para controle de formigas está mais completo", completa.

A unidade de Produtos Profissionais da Syngenta foi criada em 2001. É responsável pela oferta de produtos de alta tecnologia para controle de pragas urbanas.

Syngenta - A Syngenta é uma das líderes mundiais na área de agribusiness, comprometida com a agricultura sustentável através de inovação em pesquisa e tecnologia. A companhia é líder em Proteção de Cultivos e ocupa a terceira posição no ranking do mercado comercial de Sementes de alto valor. As vendas em 2006 foram de aproximadamente US$ 8,1 bilhões. A empresa emprega cerca de 21 mil pessoas em mais de 90 países. A Syngenta está listada nas Bolsas de Valores da Suíça (SYNN) e de Nova York (SYT).