Notícia

Planeta Universitário

Symposium on Excellence in Higher Education

Publicado em 16 dezembro 2013

A FAPESP e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promovem, nos dias 23 e 24 de janeiro, o Symposium on Excellence in Higher Education, na sede da FAPESP, em São Paulo. O simpósio vai reunir especialistas e líderes da área da educação superior, que analisarão os principais elementos que caracterizam as melhores universidades de pesquisa do mundo. As conclusões serão usadas para sugerir a universidades, governos e agências de financiamento do Brasil passos a serem tomados na implementação de ações para levar algumas universidades brasileiras a se tornar instituições de pesquisa e educação de excelência mundial.

Os “keynote speakers” serão Philippe Aghion, da Harvard University, e Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Institutional structure, departments, closed models or flexible systems”, com Bruce Alberts (University of California), “Institutional values, evaluation and rankings”, com Renato Pedrosa (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp), “Academic production and the academic ladder”, com Carlos Henrique de Brito Cruz (FAPESP), “Composition of the ruling bodies, and selection of the leaders”, com José Goldemberg (Universidade de São Paulo, USP), “Why so few donations in Brazil?”, com Carlos Américo Pacheco (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e “Autonomy Models and budgetary appropriations”, com João Grandino Rodas (USP), serão alguns dos temas de palestras no primeiro dia.

“Student quality, selection and support”, com Marcelo Knobel (Unicamp e FAPESP), “Curriculum structure, time to study, time to think”, com Luiz Bevilacqua (Laboratório Nacional de Computação Científica), “Challenges for the three high impacts research”, com Hernan Chaimovich (FAPESP), “Information and Diffusion Channels”, com Carlos Vogt (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), e “International collaboration in WCU’s”, com Collin Grant (University of Surrey), integram a programação do segundo dia.

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/8323

Fonte: Agência FAPESP