Notícia

Esteta

Sylvio Ferraz Mello receberá Brouwer Award

Publicado em 19 maio 2016

Sylvio Ferraz Mello, professor emérito e ex-diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, receberá o Brouwer Award, da American Astronomical Society (AAS).

O prêmio, concedido a pesquisadores com contribuições importantes na área de Astronomia Dinâmica, será entregue no dia 22 de maio de 2016, em reunião da Division on Dynamical Astronomy da AAS em Nashville, nos Estados Unidos.

Segundo comunicado da AAS, Ferraz Mello foi responsável por “avanços fundamentais na compreensão do papel das ressonâncias nas dinâmicas orbitais em sistemas solares. Ele também contribuiu para o entendimento dos processos dissipativos na evolução em sistemas solares”.

Ferraz Mello desenvolveu técnicas avançadas em mecânica celeste para entender como as estruturas de ressonância no espaço controlam fases da evolução orbital dos corpos do Sistema Solar.

Bacharel em Física pela USP e doutor em Ciências Matemáticas pela Académie de Paris, França, Ferraz Mello é editor-chefe da revista Celestial Mechanics and Dynamical Astronomy. Recebeu do governo brasileiro a Grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2007, foi agraciado como Doutor Honoris Causa do Observatório de Paris.

A União Astronômica Internacional deu o nome “Ferraz-Mello” ao asteroide 1983 XF (5201), descoberto em 1983.

Alguns artigos importantes de Ferraz Mello disponíveis na internet:

Assista entrevista com o professor feita pela Univesp TV: www.youtube.com/watch?v=F-ytiM6LX4k

Agência FAPESP