SUV da Hyundai testará hidrogênio renovável no Brasil. Conheça o NEXO, como ele funciona e como pode ser benéfico para o meio ambiente.
A Hyundai anunciou nesta terça-feira (25) o início dos testes do NEXO, modelo movido a hidrogênio. O SUV da Hyundai é objeto de estudo em um projeto pioneiro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa quer avaliar a viabilidade do hidrogênio a partir do etanol como fonte de energia limpa para os veículos de passeio com longa autonomia e diferentes operações de rota.
SUV da Hyundai testará hidrogênio renovável na USP
Após uma série de eventos de demonstração pelo país , o NEXO inicia uma nova etapa. O veículo, que chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2024, vai passar por testes no campus Capital-Butantã.
É no campus onde está a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo, em um projeto pioneiro do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI-USP).
O NEXO conta com uma moderna tecnologia de célula de combustível, que combina o hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade , movendo o motor elétrico de 163 cv. Para isso, conta com tanques de alta pressão.
De acordo com a marca, uma das principais vantagens é a praticidade. O tempo de abastecimento de um carro a hidrogênio leva em torno de cinco minutos , tempo similar ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina. A autonomia supera os 660 km no ciclo europeu WLTP.
Com mais de 38 mil unidades comercializadas no mundo, o SUV a hidrogênio conta com tecnologias avançadas de assistência ao motorista:
frenagem automática de emergência
assistente de permanência em faixa
monitoramento de ponto cego
controle de cruzeiro adaptativo
sistema Remote Smart Parking Assist (RSPA)
sistema de visão 360º para ajudar nas manobras e no estacionamento.
Outro destaque é o sistema de estacionamento com apenas um toque no botão da chave mesmo fora do veículo . De forma automatizada, o NEXO consegue sair da vaga com precisão e segurança.
Melhora na qualidade do ar
O processo não emite poluentes, contribuindo para uma melhora da qualidade do ar. Além disso, o veículo possui um sistema de filtragem de alta performance que remove micropartículas do ar, purificando-o durante a condução.
“Para que um ar extremamente limpo entre em contato com o hidrogênio e gere energia, um sistema de filtragem de alta performance remove a maior parte das micro partículas, como poeira, pólen e outros poluentes”, ressalta a Hyundai em comunicado enviado à imprensa.
Ainda segundo a marca, o SUV a hidrogênio não só evita emissões de gases nocivos, como também purifica o ar ao seu redor, beneficiando a saúde de todos.
Eai, o que achou do carro a hidrogênio? Responda nos comentários!
Escrito por
Robson Quirino
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.