O Natal está chegando e os brinquedos muito baratos nunca pareceram tão irresistíveis. Mas é preciso controlar o impulso de encher a sacola com quinquilharias, pois a saúde das crianças corre risco. Infelizmente, os fabricantes piratas ignoram as recomendações da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos reguladores. Essas empresas acrescentam os ingredientes à vontade, sem se preocupar com. a possibilidade de envenenamento dos pequenos consumidores.
Uma edição de 2007 da Revista da Fapesp, disponível online, fala sobre o recall de 1 milhão de brinquedos nos Estados Unidos devido ao excesso de chumbo. Reproduzo aqui o trecho que explica o motivo: "O cérebro em desenvolvimento é extremamente sensível a esse metal, e o contato, mesmo que em pequenas quantidades, pode diminuir o quociente de inteligência (Ql), promover déficit de atenção e auditivo, o retardo do crescimento e até danos renais".
Nunca ouvi falar desse tipo de recall no Brasil. Aqui, grande parte desses produtos envenenados é proveniente de contrabando e circula no comércio informal, onde os direitos do consumidor não existem.
A Folha de S. Paulo ouviu o Inmetro em outubro de 2006 e noticiou algo ainda mais alarmante: empresas chinesas estavam usando até lixo hospitalar reciclado como matéria-prima de brinquedos. E recentemente assisti a uma palestra da pesquisadora da USP Tereza Cristina de Carvalho, que é coordenadora geral do Cedir (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática). Ela estava alarmada com o fato de as crianças manipularem brinquedos eletrônicos contendo pilhas piratas, que possuem dezenas de vezes mais mercúrio do que as pilhas certificadas, além de outras substâncias tóxicas como chumbo e cádmio. As pilhas podem vazar ou explodir devido ao mau uso, causando danos muito sérios.
PARA PIORAR A SITUAÇÃO, OS BRINQUEDOS ENVENENADOS NÃO APARECEM SÓ NO NATAL E DIA DAS CRIANÇAS. VIVEMOS UMA ÉPOCA EM QUE AS CRIANÇAS SÃO PRESENTEADAS O TEMPO TODO COM TRALHAS DESCARTÁVEIS DE QUALIDADE CADA VEZ PIOR. ESSE TIPO DE LIXO INUNDA FESTAS INFANTIS. FESTAS JUNINAS, GINCANAS E PROMOÇÕES DE LOJAS. TODO DIA É DIA E TODA HORA É HORA DE DAR PARA UMA CRIANÇA UM OBJETO BARATINHO QUE VAI QUEBRAR EM CINCO MINUTOS E PASSAR CENTENAS DE ANOS CONTAMINANDO O MEIO AMBIENTE.
Confesso que escrever essa coluna me deu vontade de chorar.