Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Sustentabilidade energética será discutida em mesa-redonda no Seminário de Energia

Publicado em 14 agosto 2014

Os caminhos para alcançar a sustentabilidade energética será tema da palestra apresentada por Gerhard Ett, pesquisador do Laboratório de Energia Térmica do IPT, durante o Seminário de Energia & Utilidades, na sede da ABM, em São Paulo. Ele participará da mesa-redonda 'Eficiência Energética - O Desafio da Gestão', que será realizada na tarde de hoje, 15.

 

Ele acredita que, para tornar o mundo mais sustentável, é necessário um esforço cooperativo, envolvendo todas as Nações. "Nesse cenário, o Brasil já desempenha um papel muito importante, devido aos seus projetos de biocombustíveis", explica.

 

Gerhard cita os programas implantados no País, como o uso pioneiro do etanol (projeto Proálcool), biodiesel em transportes, utilização de bagaço e palha de cana na co-geração e de resíduos industriais, agrícolas, industriais, sólidos urbanos e animal.

 

A mesa-redonda será moderada por Guilherme Barros de Melo, gerente da Área de Suporte Industrial da Usina de Ouro Branco (Gerdau Açominas). Também participarão Cesar Augusto Conservani, gerente geral técnico da Votorantim Energia, Wagner da Silva Lima, consultor em Energia da Votorantim Metais, Cleber Mosquiara, gerente geral comercial da Votorantim Energia, e Fernando Pinto Dias Perrone, chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras.

 

O evento, que termina hoje, abriga o 35° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e o 29° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais.

 

Patrocínio: Aperam, Air Liquide, Arcelormittal, Buckman, Cameron, CSN, Dynamis, Fapesp, Nalco, Solenis, TGM, Thyssenkrupp, CSA, Veolia/Cle Brasil, Viridis e White Martins.

 

Apoio especial: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Apoio: ABAL, Abcem, Abinox, Abrace, Abragel, Abratep, AEA, Brasil Insurance, EPUSP, FEI, IABr, IAS e ICZ.

 

Mais informações na página do evento:

www.abmbrasil.com.br/energia

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Paula Gomes Teixeira (Mtb 45.797)