Notícia

Revista Hotel News

Surya cria projeto de incentivo à produção de óleos orgânicos

Publicado em 15 abril 2011

O projeto Fomento ao Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais e Aromáticas no Vale do Paraíba, realizado pela Surya Brasil, está dando os primeiros frutos. Criado com o intuito de incentivar o cultivo de orgânicos de 12 pequenos produtores rurais da região, o projeto já começou a produzir óleos vegetais para a utilização nos cosméticos naturais e orgânicos da empresa.

Nas primeiras destilações foram extraídas quatro toneladas de plantas para se obter seis litros de óleo essencial orgânico de alecrim e dois litros do óleo de capim cidreira. Em agosto haverá nova colheita para produção também do óleo de hortelã.

Dependendo da demanda da própria Surya e da produtividade de óleos, parte da produção poderá ser vendida a outras empresas de insumos.

Convênio

O projeto foi implantado a partir de convênio da Surya Brasil com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta / Polo Regional Vale do Paraíba), para apoio técnico, orientação do manejo orgânico e capacitação do grupo de produtores rurais envolvidos.

O investimento da empresa de cosméticos até o momento foi de R$ 150 mil e, juntamente com a Apta, está encaminhando um projeto para captação de recursos ao programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP.

Além da produção de óleos, o projeto "Surya no Vale" está tornando possível aos produtores também a comercialização de uma diversidade de alimentos orgânicos produzidos por eles.

A venda dessa produção vem sendo feita diretamente aos funcionários da Surya, no que se intitulou de "Projeto Cestas Orgânicas". Mas em breve a empresa ampliará essa distribuição ao atacado, com a abertura de um Box Orgânico no Mercado Municipal Kinjo Yamato, na região central de São Paulo.