Notícia

Gazeta de Limeira online

Supercomputador vai agilizar projetos da FT

Publicado em 16 janeiro 2012

Por Renato Silva

A partir deste ano, a Faculdade de Tecnologia (FT-Unicamp) vai investir, de forma mais ampla, em pesquisas e projetos, após a aquisição de um computador com alto desempenho. Este novo cluster apresenta 160 núcleos Power7 de 3,3 GHz, 24 núcleos Intel Xeon e 2 placas GPU Tesla M2070. A máquina também será disponibilizada para pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Fabricado pela IBM, o computador foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) dentro do convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para centros emergentes. Com 768 GB de memória e 32 Terabytes para armazenamento em disco, será possível 4,5 trilhões de operações aritméticas por segundo. "Esse novo equipamento fornecerá uma excelente infraestrutura computacional para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação aqui da FT", explica o diretor da unidade, José Geraldo Penna de Andrade.

Segundo ele, a faculdade realiza diversas pesquisas que deverão ser beneficiadas com o equipamento nos próximos anos. Entre os estudos que utilizarão o supercomputador, estão investigação de problemas ambientais - poluição e monitoramento -, desenvolvimento de sistemas de alerta de enchentes ou secas, investigação de nanomateriais e simulação de tráfego de informações em redes multimídia.