Notícia

Bom Dia Bauru

Supercomputador deixará previsão do tempo melhor

Publicado em 05 outubro 2008

O Brasil terá a quinta ou sexta maior capacidade do mundo para previsão de tempo e clima em 2009.

Está previsto para ser instalado até julho, no CPTec ( Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), um supercomputador 50 vezes mais veloz do que o atual.

O sistema terá capacidade de processamento de 15 teraflops (15 trilhões de operações matemáticas por segundo). A informação é da coordenadora-geral do Centro, Maria Assunção Dias.

“A tecnologia do novo software inclui mais fenômenos físicos e simula com maior precisão o tempo e o clima. Hoje, a previsão para 48 horas é de 97% de acerto e, para três dias, de 92%.”

O primeiro supercomputador foi adquirido em 1997..

O segundo teve a sua primeira parte adquirida em 2001 e a segunda, apenas em 2004.

Quando o CPTec recebeu esse último, estava entre a 30ª ou 40ª posição entre as máquinas com mais capacidade voltadas para a área de meteorologia e clima. Hoje, ocupa o 100° lugar.

O novo supercomputador incluirá o Brasil definitivamente na lista dos países mais bem equipados. “A metereologia é estratégica para o país. Mais de 50% do PIB brasileiro está ligado a recursos renováveis, como energia.

O supercomputador custa R$ 40 milhões e será adquirido em parceria entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).