Notícia

O Dia (RJ) online

Supercomputador ajudará a prever o tempo no Brasil

Publicado em 30 julho 2007

Um supercomputador com 1,1 mil processadores adquirido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai ajudar, a partir de agosto, a prever o tempo no Brasil. O equipamento será instalado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, em São Paulo, informou a Agência Fapesp.

A máquina é uma das mais rápidas do mundo, segundo o Top 500, o ranking dos computadores mais potentes do mundo, e custou US$ 2,4 milhões. "A experiência com a nova máquina irá representar uma etapa de transição para a aquisição do próximo supercomputador do Inpe", disse Maria Assunção Faus Silva Dias, coordenadora do CPTEC, à Fapesp.

O novo computador utiliza a tecnologia de clusters computacionais, que dispõe de centenas ou milhares de processadores atuando em conjunto. A performance do cluster adquirido pelo Inpe é de 4,5 teraflops (trilhão de cálculos) por segundo. Atualmente, o CPTEC utiliza o NEC SX-6, que tem 96 processadores e velocidade de 0,76 teraflops por segundo.

O novo sistema computacional do CPTEC/Inpe foi adquirido com recursos do Projeto de Tecnologia da Informação para Meteorologia (Protim), do governo federal.