Notícia

Planeta Universitário

Super-lubricity in the automotive real world

Publicado em 15 abril 2015

O workshop internacional “ Super-lubricity in the automotive real world – Searching for ultra low friction with combined coating/lube/surface” será realizado de 4 a 6 de maio de 2015 no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Segundo os organizadores do evento, o fenômeno de superlubricidade, que ocorre quando os coeficientes de fricção se dissipam em valores ultrabaixos, é um dos principais caminhos para as pesquisas que visam à redução de fricção em componentes mecânicos no setor automotivo. O fenômeno foi demonstrado em laboratório, mas, devido às condições particulares em que ocorre, ainda não foi aplicado em processos industriais. Os participantes do workshop apresentarão também outras soluções tecnológicas que podem levar à redução na fricção.

 

Entre os palestrantes do evento confirmados estão os professores Hugh Spikes (Imperial College London), Jean Michel Martin (Ecole Centrale de Lyon), Mohamed El Mansori (Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers), Osman Levent Erylmaz (Argonne National Laboratory) e José Daniel Biasoli de Mello (universidades federais de Santa Catarina e de Uberlândia).

 

O workshop é gratuito, mas as vagas são limitadas.

 

Interessados devem enviar e-mail com afiliação, posição e motivação para participar do evento para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Agência FAPESP